Jovem do DF é convocado para seleção brasileira de Basquete em cadeira de rodas
O Distrito Federal terá um representante na seleção nacional de basquete em cadeira de rodas, trata-se de Miller Lopez, que representa o CEE 01/CandangosDF. Essa foi a primeira convocação oficial do atleta, que agora irá com outros 22 jogadores disputar o Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá nos Emirados Árabes, em Dubai, entre os dias 9 e 20 de junho.
Miller começou sua carreira com apenas 11 anos de idade, quando foi convidado pelo seu atual treinador para fazer uma aula experimental no basquete em cadeira de rodas. O jovem foi pegando gosto pela modalidade e passou a treinar firme para melhorar suas habilidades. Cerca de um ano depois, ele foi para São Paulo para disputar um campeonato da segunda divisão da modalidade, onde foi campeão e um dos destaques do campeonato.
O esportista veio tendo boas atuações nas competições e em 2014 conseguiu a sua primeira convocação, que foi para a seleção de base que disputou um torneio de qualificação ao Parapan Sub 23 na Argentina. Além de conseguir a vaga, o atleta foi convocado para o Parapan e conseguiu ser campeão com a seleção brasileira, além de ainda participar do mundial da categoria, que aconteceu no Canadá. Em 2022 ele teve mais uma convocação para a Seleção Sub 23, e pode participar do campeonato qualificatório para o mundial, que aconteceu no México, onde a seleção brasileira foi vice campeã, garantindo a vaga para o mundial, que aconteceu na Tailândia.
Em conversa com o DF Esportes, o atleta falou sobre a sua convocação e a felicidade de poder, pela primeira vez, estar com a seleção profissional.
Minha expectativa é que consigamos a melhor colocação possível, estamos treinando muito forte e com o grupo muito bem formado, realmente com vontade de fazer história. A nossa comissão técnica está trabalhando muito para fazermos um ótimo campeonato e eu espero contribuir com o time e representar bem nosso país. Sobre a primeira chance pra mim aqui, é algo especial e estou com uma expectativa enorme. Esse é o meu melhor momento como atleta.
A competição
A seleção brasileira está no grupo A, e terá como adversárias as seleções da Austrália, Itália e Emirados Árabes. Além de Miller, mais quatro jogadores que disputaram o último mundial Sub-23 também estão convocados, formando assim a seleção mais jovem da história da equipe na competição.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.