O campeonato Pan-Americano 2022 foi realizado em Lima, no Peru, entre os dias 9 e 11 de abril, e a judoca brasiliense Bianca Reis levou para casa medalhas de diferentes categorias. A atleta foi campeã do Sub-18, do Sub-21 – no individual e em equipe.

A judoca já havia ido ao Peru em 2017 para uma de suas primeiras competições internacionais, o Pan Sub-13. “É muito legal voltar para este mesmo ginásio, me trouxe muitas lembranças boas”, afirmou a atleta. Foram três dias de luta, sendo o Sub-18 (cadete) no sábado, o Sub-21 (júnior) no domingo, e o Sub-21 por equipes (júnior teams) na segunda.

No sábado, Bianca começou enfrentando uma atleta da Austrália, depois do Canadá, e finalizou a competição da categoria contra uma peruana. Já no domingo, foram quatro lutas: contra o Canadá, República Dominicana, Equador e a finalíssima contra os Estados Unidos. Por fim, na categoria por equipe, o Brasil foi direto à semifinal contra o Peru, vencendo por 4×0 (Bianca Reis seria a quinta a lutar, mas não foi necessário). A final foi contra o México, e de novo fizeram 4×0 (dessa vez Bianca era a terceira na fila, então lutou).

Joguei a adversária de wazari e depois finalizei com uma chave de braço.

Bianca conta como ganhou sua luta na categoria por equipe

Segundo Bianca, essa e outras viagens já feitas foram experiências incríveis proporcionadas pelo judô, já que trazem aprendizado e diversão. “Estou sempre aprendendo novas movimentações para utilizar em futuras lutas e, como pessoa, aprendo a conviver com culturas e costumes diferentes”, confirmou a brasiliense.

Pela frente, a atleta já possui duas classificações em competições:

Jogos Sul-americanos da Juventude: 30/04 a 05/05 em Rosário, Argentina; e
Mundial Gymnasiade (Escolar): 14 a 22/05 em Normandia, França.

Ao DFSports+, Bianca Reis comentou que está juntando pontos no ranking nacional e internacional para uma outra competição: o Mundial da FIJ (Federação Internacional de Judô). O da categoria Sub-18 vai acontecer em Sarajevo, Bósnia, e o do Sub-21, em Guayaquil, Equador, ambos em agosto.

O calendário de competições anda bastante cheio, e para isso, Bianca relata ter uma rotina de treino bem planejada. O judô e a musculação são praticados todos os dias, mas ainda consegue um espaço para o treino de jiu-jítsu três vezes por semana. Já o treino funcional acontece duas vezes por semana, e ainda tem uma parceria com fisioterapia e nutrição para acompanhar seu desenvolvimento físico.

Para quem quiser acompanhar nossa competidora no instagram, é só seguir @judocabiancareis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *