LDB 2024: Times de Brasília disputam competição de base de basquete

Foto: Luciano Filho/LNB/DF Esportes

Dos dias 25 de junho a 02 de julho aconteceu em Brasília, na Arena BRB Nilson Nelson, a 13° Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Com sete times, sendo dois do Distrito Federal, a primeira fase competição ocorreu também em mais três sedes: no Ginásio Paulistano, em São Paulo (SP), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), e no Ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR).

Esta edição da LDB, teve ao todo, 26 equipes divididos em dois grupos, sendo esse, o maior número de participantes da história da competição. O objetivo, segundo o site da Liga Nacional de Basquete (LNB) é “fomentar o basquete no Brasil e descobrir novos talentos”.

Na Capital Federal, as partidas que aconteceram valiam pelo grupo A do torneio. Na Arena BRB Nilson Nelson, os times participantes foram: BRB/Brasília/AACB e Cerrado Basquete representando Brasília, Bauru Basket (SP), Minas Tênis Clube (MG), Unifacisa (PB), AEGB (GO) e Basquete Cearense (CE).

Cerrado e BRB/Brasília/AACB tiveram desempenhos próximos durante a primeira fase. O Alviverde manteve sua constância na competição, vencendo cinco dos seis confrontos disputados. A única derrota da equipe foi contra o Minas Tênis Clube por 89 a 79, ainda na estreia do certame.

O BRB/Brasília/AACB terminou em sétimo no grupo com três vitórias e três derrotas. Começando bem com vitórias contundentes frente ao Basquete Cearense e a AEGB/GO, a equipe sofreu três derrotas consecutivas, até vencer a Unifacisa no último jogo da fase inicial.

Armador do BRB/Brasília/AACB, Gustavo, em partida contra o Basquete Cearense – Foto: Matheus Maranhão/LNB

Segundo informações da LNB, a segunda etapa dos Grupos A e B acontece ainda neste mês de julho, em duas sedes. A chave A será em São Paulo entre os dias 14 e 21 de julho. Já os jogos do B serão disputados no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 19 de julho.

Importância da LDB

O representante da LNB em Brasília, durante os jogos da Liga no DF, Reginaldo Gusmão, afirmou que essa é uma competição de extrema importância para os jogadores mais novos que praticam o esporte. “A LDB é um movimento muito importante para o desenvolvimento das categorias de base”, disse. Sobre a organização feita para trazer a Liga para Brasília, Reginaldo afirma que tudo ocorreu como planejado. “Sede bem organizada e com estabelecimento zelado. Tudo aconteceu de maneira perfeita”, concluiu.

O assistente técnico do BRB/Brasília/AACB, Murilo Cunha, também falou sobre a importância de uma competição de base para os atletas que planejam se tornar profissionais no basquete. “É o último passo que os jogadores, principalmente os mais velhos, tenham chances no adulto. Eles precisam jogar, precisam de tempo, então, devido ao número de equipes, isso é importante para dar volume de jogo para eles”, disse.

Victor Silva, ala do Cerrado, em jogo contra o Bauru Basket – Foto: Matheus Maranhão/LNB

O ala do Cerrado Basquete, Victor Silva, foi o autor de um marco histórico na LDB. O atleta anotou o primeiro triplo-duplo da atual edição, que é quando o jogador atinge dois dígitos nas estatísticas de pontos, rebotes e assistências. Na partida frente ao Bauru Basket, ele fez 12 pontos, 11 assistências e 10 rebotes. Para ele, o alto nível da competição ajuda na fomentação de atletas. “São muitos jogadores bons, que, se Deus quiser, terão muitas oportunidades na vida. Na minha equipe mesmo (Cerrado) tem vários jogadores com muito potencial”, afirmou.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, além da parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *