Legião reverte vantagem do Taguatinga e vai à final da Série B candanga

Foto: Ueslei Costa

Na manhã deste domingo (20) a tarefa era árdua para o Legião. Após o empate na partida de ida contra o Taguatinga, o Leão Branco tinha a obrigação de vencer os adversários no estádio Serejão. E foi o que aconteceu. Ao término dos 90 minutos de jogo, o 1 x 0 a favor do time comandado pelo técnico Jonathan Chulapa deu o direito de disputar a final do Campeonato Candango da Série B 2024, além de já garantir o acesso à elite na temporada de 2025.

Primeiro Tempo

A partida decisiva começou bastante abaixo do nível aguardado para um confronto que valia o acesso. Mas, por receio de atacarem e ficarem expostos na defesa, ambos os times focaram em fazer muitas faltas durante os primeiros minutos. Tanto que, logo aos 14’, o lateral Daniel Mendonça, do Legião, levou o cartão amarelo por falta no meio de campo. Logo na sequência o zagueiro kaio também foi punido por derrubar o adversário na entrada da área.

Aos 22 minutos, após começar a tomar conta das ações no duelo, o Legião não vacilou e tratou de abrir o placar. Em boa triangulação pela esquerda, com a bola passando de pé em pé, o lateral Lucão cruzou na medida para Wisman escorar para o gol, marcando o seu sexto tento na competição. Com o resultado de momento o Leão Branco estava garantindo o carimbo no passaporte para a final e no grupo dos 10 melhores do DF em 2025.

Com isso, o elenco capitaneado pelo técnico Jonathan Chulapa tranquilizou mais e tentou manter a posse de bola, a fim de aguardar a etapa complementar. Porém, o Gabriel Teixeira, treinador do Taguatinga, demonstrava boa energia à beira do campo, incentivando seus atletas a todo momento. Assim, Gabriel Planta arriscou forte chute da intermediária aos 38 minutos, mas a conclusão passou por cima, muito rente ao travessão do goleiro Edmar Sucuri.

Antes do intervalo o time da Águia passou a sufocar ligeiramente os oponentes e, desta forma, já nos acréscimos, novamente assustou o guarda-metas do Legião, com Juninho, que entrara a pouco em campo, substituindo Toró. Edmar Sucuri nada poderia fazer no arremate do volante azulino, que acertou caprichosamente o poste direito. Depois do lance a partida se encaminhou para o término dos 45 minutos iniciais.

Segundo Tempo

Para o segundo tempo o Taguatinga retornou com três alterações. Entraram Gabriel Kersul, Diego Xavier e Pelé, para as respectivas saídas de Luis Fernando, Pedrinho e Rony. O Legião, por sua vez, voltou com a mesma formação inicial. Com as trocas, os mandantes tiveram as melhores iniciativas, o que fez Chulapa substituir com 10 minutos, entrando Pará e Michael, para as saídas de Bolt e Vitor Xavier.

Aos 16 minutos um lance no mínimo curioso ocorreu a favor do Legião, que por pouco não ampliou. O goleiro Hudson, do Taguatinga, foi até quase a linha lateral disputar a bola. Mas perdeu para Igor Gomes. O atacante foi mais esperto e chutou para o gol, mas errou o alvo por pouco. O jogo foi passando e as equipes ficando tensas, com os jogadores errando bastante, inclusive os passes de curta distância.

O cronômetro girava no 34º minuto quando o Taguatinga quase igualou o marcador. Juninho recebeu a bola dentro da área, girou e finalizou, mas a conclusão passou rente à trave esquerda de Sucuri, que apenas observou e “tirou com os olhos”. Rodrigo Menezes perdeu a oportunidade de ouro a favor do Legião, aos 40’. O experiente jogador recebeu, tirou o zagueiro da jogada, mas chutou em cima do arqueiro Hudson.

Os mandantes partiram para o tudo, ou nada. Com isso, a defesa se abriu e o Legião teve mais chances no final da partida. Primeiro com Heitor, que invadiu a área, mas não conseguiu tirar a bola do alcance de Hudson. Na sequência o Leão criou novas oportunidades em contra-ataques, mas não aproveitou. Assim o confronto se encaminhou para a classificação da equipe laranja, com a apito final do árbitro Maguielson Lima.

A final do Candangão Série B 2024 já tem horário, data e horário para ser realizada. O confronto entre Legião e Sobradinho, que eliminou o SESP Brasília na outra semifinal, terá como palco o estádio Bezerrão, no Gama, sábado (26), às 10 horas. Em tom mais festivo, pelo fato de as duas equipes já terem alcançado o objetivo maior com o acesso, o duelo terá entrada para o torcedor mediante a entrega de 1 quilo de alimento não perecível.

Ficha técnica

TAGUATINGA 0 X 1 LEGIÃO

Campeonato Candango Série B – 2024, semifinal – 2ª rodada
Estádio Serejão, 20/10/2024, 10 horas

Público: 118
Renda: R$ 590,00

Árbitro: Maguielson Lima
Assistente 1: Daniel Henrique
Assistente 2: David Sousa
4º árbitro: Gildevan Lacerda
5º árbitro: Douglas Penha
Tutor de Arbitragem: Kleber Alves

TAGUATINGA
Hudson; Dharllyson, Bahia, Ibson e Hugo Mendes; Gabriel Planta (Maycon), Toró (Juninho) e Luis Fernando (Gabriel Kersul); Montanha, Pedrinho (Diego Xavier) e Rony (Pelé)
Técnico: Gabriel Teixeira

Gol: não houve
Cartões amarelos: Gabriel Planta e Gabriel Kersul
Cartão vermelho: não houve

LEGIÃO
Edmar Sucuri; Daniel Mendonça (Heitor), Kaio, Badhuga e Lucão; Vitinho, Bolt (Pará) e Luigi (Rodrigo Menezes); Igor Gomes, Vitor Xavier (Michael) e Wisman (Renan)
Técnico: Jonathan Chulapa

Gol: Wisman (22’ – 1° T)
Cartões amarelos: Daniel Mendonça, Kaio, Heitor, Michael, Vitinho e Renan
Cartão vermelho: não houve

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *