No estádio Bezerrão, Legião e Planaltina se enfrentaram neste sábado (11), véspera de Dia das Mães, pela final da Copa Novos Talentos categoria Juniores. Em campo, dois timaços. De um lado, um trabalho de continuidade que busca a coroação com uma taça de campeão. Do outro, uma base consolidada no Distrito Federal, que buscava o bicampeonato da competição. Melhor para o último, o Legião.
Com gols de Luigi e Felipe, ambos no segundo tempo, o Leão se fez superior na partida e conseguiu sagrar-se campeão frente ao Galo, que não jogou mal, mas não foi capaz de segurar o ímpeto alaranjado. Com o resultado, o Legião é bicampeão da Copa Novos Talentos.
Primeiro tempo amarrado
O clima ameno favoreceu a prática do futebol no Bezerrão. Com propostas de jogo conservadoras, as equipes entraram em campo focadas, o que resultou em um futebol de poucos erros de passe e posicionamento.
Mas, se por um lado, o futebol foi de velocidade, pelo outro, foi de poucas oportunidades. Isso porque o esquema fechado resultou em poucas oportunidades de gol, fosse para Planaltina ou para Legião. Na melhor das ocasiões, Kliverson recebeu bom lançamento pela esquerda e pegou de primeira, enquanto invadia a área do Legião. O chute passou por cima do gol, mas deu novos ânimos ao Planaltina, que estava recuado.
O Legião se aproveitou da velocidade de Estevão pelo lado esquerdo e quase abriu o placar nos minutos iniciais. Em um lance de bate-rebate na área, a bola por pouco não atravessou a linha do gol após o chute de Felipe, que foi cortado pela zaga do Galo.
O Leão pressionou bastante pelos flancos, mas o Planaltina se defendeu bem, o que resultou em um 0 x 0 pegado na primeira etapa – o que não tirou o brilho da partida. As equipes, portanto, foram para o segundo tempo com propostas semelhantes, mas na tentativa de corrigir os erros para saírem vitoriosas sem a necessidade das temidas penalidades.
Legião busca vitória no segundo tempo
E se a proposta era mudar a igualdade nula do placar, o Legião foi pioneiro. Mal puderam conhecer como o adversário viria a campo para o segundo tempo e o Leão abriu o placar, aos três minutos. Luigi recebeu cruzamento na área, dominou a bola e mandou no canto esquerdo de Santiago. A bola morreu no barbante sob os gritos da torcida presente. 1 x 0.
A equipe poderia ter ampliado dez minutos depois. Em jogada individual, Luander passou por três marcadores antes de driblar o goleiro e ficar sozinho de frente para o gol. Mas o jogador demorou a concluir a jogada e deu tempo para Aurelien chegar e evitar o que seria o segundo gol.
Mas o tento não tardou para acontecer. Felipe, camisa 10, recebeu excelente assistência de Luigi e mandou para o fundo da rede, no mesmo canto do primeiro gol. 2 x 0, aos 24 minutos.
O Planaltina tentou buscar ao menos diminuir a desvantagem, mas o Legião conseguiu segurar. Luander ainda desperdiçou boas chances de matar o jogo, mas não fez falta. Minutos depois o árbitro apontou o centro de campo e a equipe do Leão soltou o grito de bicampeão.
PLANALTINA 0 x 2 LEGIÃO
Copa Novos Talentos de Futebol Juniores – Final
Estadio Bezerrão – Gama-DF – 11/05/2019, 16h
Árbitro: Marlon Campos
A1: Gilson Nunes
A2: Bruno Mendes
PLANALTINA
Santiago; Aurelien, Wellyk, Kennedy e João Victor (Walisson); Kleyton (Welligton), Erick (José), Júnior e Kliverson; Said e Dupond.
Técnico: Guido Beltrão
Gol: não marcou
Cartão amarelo: não houve
Cartão vermelho: não houve
LEGIÃO
Pedro; Estevão (Thiago), Mário (Koala), Lucas e Gazela; Peppe, Luigi e Felipe; Gabriel, Luander (Albertino) e Davi
Técnico: Marquinhos Carioca
Gol: Luigi (3’ – 2ºT) e Felipe (24’ – 2ºT)
Cartão amarelo: não houve
Cartão vermelho: não houve