Neste domingo (16), pela manhã, Legião e Taguatinga se enfrentaram pela partida de ida da semifinal do Campeonato de Futebol Profissional da Segunda Divisão 2018. Ao término de um jogo bastante movimentado, o TEC aproveitou a experiência dos seus jogadores e venceu por 3 x 0, praticamente assegurando a vaga na final e, consequentemente, um lugar na Primeira Divisão em 2019.
Com um pé na final
O duelo estava em um ritmo lento até os 10 minutos do primeiro tempo. Até que, a essa altura da partida, o Taguatinga avançou pela direita e, na tentativa de cruzamento na área, o zagueiro Bolt jogou contra o próprio patrimônio fazendo Águia 1 x 0.
Não deu tempo nem para comemorar o tento que abriu o marcador. Dois minutos mais tarde, em um contra-ataque veloz, houve uma bela troca de passes dos jogadores do Taguatinga, até chegar nos pés de Kelvin. O atacante teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo do gol: 2 x 0.
O time comandado pelo técnico Ricardo Antônio seguiu dominando as ações do confronto. Enquanto isso os “garotos abusados” do Legião não conseguiam demonstrar o mesmo futebol apresentado durante a primeira fase da Segundinha 2018.
Tanto que os visitantes chegaram ao terceiro gol. Aos 43 minutos, após triangulação bem produzida pelo ataque taguatinguense, Gleissinho foi até a linha de fundo e centrou na marca do pênalti, onde se encontrava Tarta. O meia não titubeou e deu um tapa na bola, acertando o ângulo do goleiro João Pedro. E assim foi até o fim da etapa inicial.
Com Wesley no lugar do atacante Daniel, o Legião retornou mais animado para o tempo complementar. Desta forma, foi o primeiro time a chegar com perigo no ataque, mas sem qualquer êxito na conclusão da jogada. Porém, o Taguatinga descontou com Tarta, também sem maiores alterações.
Fazendo funcionar bem a engrenagem dentro das quatro linhas, os atletas da Águia seguiram dominando a posso de bola. Na defesa, uma muralha. No ataque, belas tabelas que confundiam a defesa do Time do Rock. Assim, aos 15 minutos, Michel Platini deixou de primeira na altura da meia-lua e Tarta arrematou, dando trabalho ao goleiro legionário, João Pedro.
Como não conseguiam furar o bloqueio defensivo azul, os comandados do técnico Marquinhos Carioca passaram a tentar nas jogadas de bolas paradas. Aos 23 minutos, Vítor Mariano, artilheiro do campeonato com cinco gols marcados, cobrou falta e contou com o desvio na barreira, o que enganou o goleiro Edmar Sucuri. O arqueiro do Taguatinga tirou com os olhos.
Com o placar garantido, o Taguatinga “cozinhou” o jogo até o seu fim, enquanto os guerreiros do Leão Branco não mostraram forças para diminuir o prejuízo. Daí o término em 3 x 0 para o TEC, que pode perder por até três gols de diferença no encontro da volta, que ainda assim estará na final da Segunda Divisão 2018. O confronto está marcado para o próximo sábado (22), às 10 horas, no estádio Abadião, em Ceilândia.
FICHA TÉCNICA
LEGIÃO 0 x 3 TAGUATINGA
Campeonato de Futebol Profissional da 2ª Divisão 2018 – semifinal (ida)
Estádio Bezerrão, Gama-DF – 16/09/2018, 10h30
Público: –
Renda: –
Árbitro: Vanderlei Soares
A1: Mizael Quintino
A2: Westhane Cassiano
4º árbitro: Ademário Neves
Inspetor: Raimundo Lopo
LEGIÃO
João Pedro; Estevão, Mateus, Bolt e Jonatha Ceará; Baiano, Luigi e Thalisson Koala; Vítor Mariano, Daniel (Wesley) e Felipe (Mário).
Técnico: Marquinhos Carioca.
Gol: não houve.
Cartões amarelos: Estevão e Thalisson Koala.
Cartão vermelho: não houve.
TAGUATINGA
Edmar Sucuri; Marquinhos, Badhuga, Índio e Gleissinho; Radamés, Thompson, Tarta (Clécio) e Maninho (Felipinho); Kelvin (Shaolin) e Michel Platini.
Técnico: Ricardo Antônio.
Gols: Bolt – contra (10’ – 1º T), Kelvin (12’ – 1º T) e Tarta (43’ – 1º T).
Cartões amarelos: Tarta e Clécio.
Cartão vermelho: não houve.
Por Haland Guilarde