LUTO: Morre Vagner Benazzi, técnico campeão da Série B de 1998 pelo Gama

Foto: Getty Images

Morreu na noite de ontem (21) o técnico Vagner Benazzi, de 68 anos. O treinador, que era conhecido como “Rei do Acesso” faleceu após complicações de uma cirurgia. O corpo será velado no cemitério Bela Vista, em Osasco-SP, onde será sepultado às 16 horas.

Responsável pela maior conquista do Gama até hoje, Vágner Benazzi chegou ao alviverde durante a série B de 1998, para substituir Orlando Lelé, que passava por problemas de saúde e precisou se afastar. Benazzi encontrou um Gama em crise, desacreditado e correndo risco de cair para a série C. Como era sua característica, ele trouxe o elenco para o seu lado na base do diálogo, e conseguiu uma reação espetacular na segunda divisão, tirando o Gama da lanterna de seu grupo com uma sequência de vitórias diante de Americano-RJ (3×0 e 2×1), XV de Piracicaba-SP (3×1) e Bahia-BA (1×0), classificando o alviverde na quarta posição, onde iria enfrentar o Remo-PA na segunda fase.

Capa do Jornal de Brasília de dezembro de 1998, com o técnico Vágner Benazzi ao centro posando com a taça de campeão brasileiro

Na segunda fase, o Gama se impôs sobre o Remo-PA com uma vitória em casa por 1×0. No jogo de volta, uma goleada por 4×1 no Mangueirão em Belém colocou o Gama na terceira fase da competição. Na época, para conseguir o acesso era preciso se classificar após dois quadrangulares, e no primeiro deles, o Periquito fez a melhor campanha, passando por Criciúma-SC, Desportiva Ferroviária-ES e XV de Piracicaba-SP. E no quadrangular final, após quatro empates e uma vitória sobre o Botafogo-SP, o Gama dependia apenas de suas forças na última partida da série B daquele ano, diante do Londrina-PR, em casa. E diante de mais de 55 mil pessoas (recorde de maior público de uma equipe de Brasília no DF), o Gama bateu o Londrina por 3×0, alcançando não só o acesso à primeira divisão, como o título nacional.

Após a conquista, Benazzi e outros atletas que se destacaram pelo clube, como Rodrigo Beckham (Botafogo-RJ), acabaram indo para outras equipes. O treinador ainda voltou a dirigir o Gama no ano de 2000, sem o mesmo sucesso de antes, e comandou o arquirrival Brasiliense em 2003, onde fez bela campanha. Lá fora, teve várias conquistas, como o título da Série A2 do Paulista pela Portuguesa-SP e o título paraense em 2013 pelo Paysandu-PA. Seu último trabalho como profissional foi no Comercial de Ribeirão Preto-SP, em 2016.

Conhecido pelo seu jeito humilde e agradável com a imprensa, Vágner Benazzi foi um exemplo de treinador, e que com certeza deixará saudade por todos os clubes por onde passou. O DF Esportes agradece todo o empenho do treinador em sua significativa passagem pelo futebol de Brasília, ao mesmo tempo que se solidariza com a família neste momento. Valeu Benazzi!!!

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *