Luziânia mescla experiência e juventude no elenco para buscar o acesso em 2023

Foto: Marcelo Gonçalo

Bicampeão estadual, o Luziânia retomou as atividades da equipe profissional visando a sua participação no Campeonato Candango Série B 2023. Sob o comando do experiente técnico Sebastião Rocha, 28 atletas tiveram o primeiro contato com o gramado do Serra do Lago na tarde desta segunda feira (7), onde a maioria já é bem conhecida da torcida. Nomes que marcaram seus nomes na história do clube, como o veterano zagueiro Perivaldo, os laterais Cleiton e Goduxo, o volante Thompson e o atacante Titico, se juntam aos atletas Juniores que disputaram o Candanguinho, como o goleiro Vinícius, o lateral direito Montanha e o meia Maikinho.

O Luziânia terá exatamente um mês de preparação para o início do Candangão Série B, quando enfrentará o Ceilandense em seu estádio. O clube treinará todos os dias em período único, está previsto a realização de dois amistosos de preparação com o Paracatu FC, equipe que disputará a Segunda Divisão Mineira. O presidente do clube Maicon Potker explicou ao DF Esportes como se deu a montagem do elenco. Disse que nem sempre chaves fortes são sinônimos de acesso, e que espera ter de volta o apoio da apaixonada torcida do Azulão nas arquibancadas:

“O Sub-20 passou, mas era o nosso plano desde o começo do ano fazer e participar desse Sub-20 para aproveitar alguns atletas no profissional. E é o que aconteceu, a gente está com treze atletas da base que com certeza irão nos ajudar muito. Para dar um auxílio, nós trouxemos vários atletas experientes daqui de Brasília, como o Thompson, Perivaldo, Dedé, William Madruga, vários outros com muita experiência para tentar agregar o que sempre deu certo no futebol, não só no DF mas em todo lugar do mundo: Experiência e Juventude. Não gosto de falar a palavra “favorito”, futebol, é muito complexo, mas com certeza a gente vem para brigar (pelo acesso). A gente pensa que numa chave que tem Ceilandense, Luziânia, Sobradinho e Canaã é muito forte, mas não é bem assim. O jogo é jogado e vamos brigar jogo a jogo, sempre buscando as primeiras colocações. A gente espera a presença do nosso torcedor, a gente sabe que ele anda desconfiado por conta das administrações anteriores, fizeram muita coisa errada aqui, eu me lembro quando era jovem sempre lotava aqui com duas a três mil pessoas. E aos poucos foi caindo até ao ponto de não ter dez pessoas no estádio. Então eu sei que será um processo demorado, mas a gente tem que ter paciência, sabemos que futebol é longo prazo, aos poucos a gente vai tentar recuperar a torcida, conto com ela, tenho certeza que nos primeiros jogos ela vai estar vindo, e na hora que virem que as coisas estarão organizadas e que as coisas vão acontecer aqui, tenho certeza que eu vou ver esse estádio lotado de novo”
Maicon Potker – Presidente Luziânia

Zagueiro titular das duas conquistas do Luziânia, o zagueiro Perivaldo não escondeu a felicidade de poder defender novamente as cores de seu clube, onde certamente herdará a braçadeira de capitão:

“Não só eu, mas tem o Thompson e outros jogadores de muita qualidade para somar com os meninos mais novos, passar um pouco de experiência também. A gente está firme, estamos nos apresentando hoje, a gente tá vendo que o trabalho está sendo bem feito, e com fé em Deus a gente vai trabalhar muito, muito mesmo para colocar o Luziânia n lugar onde ele deve estar, que é na primeira divisão. Vamos continuar trabalhando e chegar no dia do jogo, ajudar o professor da melhor maneira possível”
Perivaldo – Zagueiro Luziânia

Por fim, o técnico Sebastião Rocha que volta ao comando do Luziânia após duas temporadas e enalteceu o trabalho de imprensa esportiva para divulgar o futebol de Brasília. Enfatizou a força dos adversários que irá enfrentar na sua chave, e disse que serão “cinco decisões”, onde não há margem para erros. Negou dizer que o Luziânia é favorito, e que somente o trabalho de preparação irá indicar quem terá condições de conquistar o acesso:

“Acho que é um belo grupo, um belo projeto que me encantou. Acho que é isto que está faltando ao futebol local, esse tipo de estruturação. Quando eu estou no Rio de Janeiro ninguém acredita quando eu falo bem daqui, dos belos jogadores que tem aqui, das belas competições que temos aqui e as pessoas não acreditam. Então precisamos urgentemente divulgar mais o futebol de Brasília e eu conto com vocês (DF Esportes), eu sou entusiasmado com esse futebol daqui, com vocês que fazem um trabalho sensacional no DF. A gente tem que agradecer a presença de vocês aqui e dizer que é um trabalho difícil. Segunda Divisão não é fácil em lugar nenhum do mundo. Ainda mais aqui, porque é um torneio, praticamente, na primeira fase são cinco jogos só. Então estava falando com os meninos hoje, a nossa margem de erro é zero. Você não pode errar quando se está jogando torneios. Mas eles (jogadores) assimilaram bem o trabalho de hoje, estão felizes e dar prosseguimento, saber que temos que trabalhar forte. A única coisa que a gente tem que ter certeza que está progredindo é quando você sai exausto do campo de treinamento. E eles hoje saíram exaustos do campo de treinamento. Acho que cada um está dando o seu máximo. Eu acho que favoritos são todos, o esporte nos diz isso. A Seleção Feminina por exemplo fez uma belíssima preparação, fez belíssimos jogos, treinamentos, todo mundo acreditava. Porque cada competição tem características próprias. E eu sei, já disputei segunda divisão aqui em Brasília e eu sei o quanto é difícil. Todos os adversários são obstáculos, e você tem que encarar como uma decisão. São decisões que você vai jogando até conquistar o objetivo. A dificuldade é imensa, quando você pensa que é o favorito, aí é que mora o perigo realmente. Você tem que acreditar que precisa trabalhar muito, ralar muito e saber que do outro lado antes de começar todos são favoritos, porque todos estão sonhando em galgar a Primeira Divisão. Mas do sonho à realidade, existe uma coisa chamada trabalho”
Sebastião Rocha – Técnico Luziânia

Mas o elenco do Luziânia ainda não está fechado. Segundo o presidente do clube Maicon Potker, ao menos mais três reforços estão fechados com o clube e devem chegar em breve à Igrejinha para reforçar o clube na Divisão de Acesso. Veja abaixo o Elenco e Comissão Técnica do Luziânia para a temporada 2023:

Elenco Luziânia 2023

  • GOLEIROS: Vinícius*, Catarino* e Jales*;
  • ZAGUEIROS: Perivaldo, Dedé (Paranoá) e Gabriel*;
  • LATERAIS: Goduxo (Brasiliense), Cleiton, Montanha* e Gabriel*;
  • VOLANTES: Dadinho (Brasília), Filipe Werley (Samambaia), Lucas Silveira (Interporto-TO), Thompson, André Jacaré* e Alex*;
  • MEIAS: William Magrão (Brasília), Alisson Pupu (Tupynambás-MG) e Maikinho*;
  • ATACANTES: Romário (Unirb-BA), Titico (Brasília), Mirandinha (Brasíia), Diogo, Ferrugem, Pablo*, Cauã* e Iago*;

* Promovidos dos Juniores

Comissão Técnica

  • TÉCNICO: Sebastião Rocha;
  • PREPARADOR FÍSICO: China;
  • PREPARADOR DE GOLEIROS: Douglas Bispo;
  • MORDOMOS: John Lion e Rodrigo Pereira;
  • AUXILIAR GERAL: Romaicon Assunção;
  • DIRETOR DE FUTEBOL: Rodrigo Menezes;
  • PRESIDENTE: Maicon Potker;

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *