O Luziânia entrou pela última vez em campo neste Candangão BRB 2022 para cumprir tabela diante do Santa Maria, que ainda sonhava com a classificação para a semifinal. O Azulão já rebaixado, buscava uma despedida honrosa diante do adversário.
Mas depois de um primeiro tempo sonolento e de poucas emoções, choveram gols no segundo e o Luziânia terminou com mais uma derrota na competição, desta vez por 4×2. A vitória do Santinha garantiu mais uma temporada do clube na elite, porém não foi suficiente para beliscar a vaga à próxima fase.
Luziânia e Santa Maria se respeitaram bastante em campo, mas aos poucos a Águia Grená foi se soltando e dominou as ações iniciais. A primeira oportunidade ocorreu aos seis minutos, com Capixaba arriscando de fora da área por cima do gol. A resposta do Luziânia veio aos quinze, quando Ferrugem concluiu para a linha de fundo um cruzamento vinda da direta de Thompson.
Aos 19 minutos na melhor oportunidade do primeiro tempo, Kessi tocou na medida para Thiago Magno dentro da área chutar com perigo ao gol de Gabriel, mas o goleiro do Azulão levou a melhor. Cinco minutos depois Rodrigo Menezes arriscou um bom chute da intermediária que obrigou Alisson a espalmar a bola no travessão e em seguida para fora. Menezes ainda repetiria a tentativa aos 36 , mas desta vez a bola saiu por cima da trave.
Se o primeiro tempo foi de baixo nivel, o segundo começou eletrizante. Com apenas trinta segundos de bola rolando o Santa maria abriu o placar. Thiago Magno recebeu entre os zagueiros do Luziânia dentro da pequena área e tocou na saída de Gabriel, colocando o Santinha em vantagem.
Mal o Luziânia se refez do golpe e já teria levado o segundo gol. Aos três minutos Lucas Capixaba fez bela jogada de linha de fundo e cruzou rasteiro para a área. Gabriel espalmou e a bola sobrou nos pés de Paulinho bem colocado apenas empurrar para as redes.
O Luziânia diminuiu o prejuízo aos nove minutos. Após saída errada da zaga grená, Lucas Silveira tocou para Lucas Lima aberto pela direita sem marcação. O atacante encheu o pé e venceu Alisson. Mas apenas nove minutos depois o Santa Maria marcaria o terceiro. Paulinho tocou para Capixaba dentro da pequena área. O jogador entortou a marcação, bateu de canhota e acertou o canto de Gabriel.
O Luziânia teve boa chance de marcar o segundo gol aos 20, quando Rodrigo Menezes tocou para Lucas Silveira na pequena área e chutou rasteiro, mas Alisson salvou com os pés. na sequência do Lance Perivaldo arriscou pela esquerda e mais uma vez Alisson fez grande defesa.
Aos 26, o meia atacante Élber quase amplia quando tentou cruzar para a área e a bola acabou tocando no travessão. Aos 35 minutos Lila arriscou da intermediária e a bola passou perto da trave. Dois minutos depois mais uma bela jogada de Élber pela esquerda terminou em cruzamento na área e conclusão de Rondón para marcar o quarto gol.
Nos acréscimos o Luziânia conseguiu marcar o segundo gol. Cristian chutou da entrada da área, a zaga não afastou e a bola acabou sobrando nos pés de Luiz Felipe que chutou rasteiro e diminuiu a diferença. Mas era tarde demais.
Com o resultado o Santinha terminou a fase de classificação na quinta posição, apenas uma atrás dos classificados para a semifinal. Já o Luziânia se despediu da elite na última posição, e irá disputar a segunda divisão em 2023.
Ficha técnica
LUZIÂNIA 2X4 SANTA MARIA
Candangão BRB 2022 – Primeira Fase – 9ª rodada
Estádio Serra do Lago, Luziânia-GO, 19/02/2022, 15:30h
Árbitro: Sávio Sampaio
Assistente 1: Josieliton Silva
Assistente 2: Mateus Campelo
Quarto Árbitro: Adriano Neri
Luziânia
Gabriel; Arthur (Cristiano), Gerson Brener, Perivaldo e Ronalty; Lucas Silveira (Alex), Thompson, Rodrigo Menezes (Cristian) e Gustavo Lila; Lucas Lima (Luiz Felipe) e Ferrugem (Fiapo)
Técnico: Ricardo Antônio
Gols: Lucas Lima (9′ – 2ºT) e Luiz Felipe (45′ – 2ºT)
Cartões amarelos: Arthur, Cristiano e Perivaldo
Cartões vermelhos: Não houve
Santa Maria
Alisson; Dudu Gago, João Pedro (Rondón), Léo Bahia e Renato Marcell; Andrey, Fagner, Kessi (Fabrício) e Paulinho (Éder); Lucas Capixaba (Vandinho) e Thiago Magno (Elber)
Técnico: Erivaldo Silva
Gols: Thiago Magno (30s – 2ºT), Paulinho (3′ – 2ºT), Lucas Capixaba (18′ – 2ºT) e Rondón (37′ – 2ºT)
Cartões amarelos: Não houve
Cartões vermelhos: Não houve