Incentivar a prática de esportes e o voluntariado aos mais necessitados é a proposta do Desafio do Bem, iniciativa do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) que acontecerá em todo o mês de outubro. Estando em sua 4ª edição, o projeto consiste em uma competição, em que participam os membros da comunidade mackenzista, para ver quem percorre a maior distância enquanto arrecada alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para este ano, foi proposto o desafio dos 10 mil quilômetros que podem ser completados por caminhada, corrida, nado ou pedalando em quaisquer locais de Brasília ou nas dependências do CPMB. Para competir é incentivada, mas não exigida, a doação de 5kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá) na secretaria do colégio.

A meta de arrecadação é chegar a 1 tonelada, a ser alcançada com a efetivação de 200 inscritos. A instituição a ser ajudada é a Vila Samaritana, que assiste famílias carentes na região do Córrego do Arrozal, em Planaltina (DF). A organização também atua para a promoção da justiça social por ações preventivas de combate às drogas com crianças e adolescentes e também no combate corretivo às drogas para a população de rua com o objetivo de reintegrar à sociedade os dependentes químicos.

A expectativa do idealizador do projeto para este ano é de trabalhar o tema da insegurança alimentar “em uma realidade em que muitos brasileiros não sabem o que vão comer no fim do dia”, comentou Renato Dourado. Ele, que também é professor de Educação Física e técnico da seleção de natação da instituição, afirma que a maior abertura do desafio é importante para “ir além dos mackenzistas e alcançar as pessoas que estão ao seu redor”.

Para participar, o interessado deve preencher um formulário (disponível aqui) com seus dados e informar qual equipe pretende representar. A doação, que não é obrigatória, deverá ser entregue à Secretaria do Departamento de Educação Física ou ao professor Renato (que atende no telefone 61 9 9149-1949). Podem fazer parte do desafio alunos, familiares, ex-mackenzistas, amigos, colaboradores e prestadores de serviço.

A comprovação das distâncias percorridas deverá ser lançada em outro formulário a ser disponibilizado nas páginas do Mackenzie nas redes sociais. Aqueles que tiverem as 5 melhores pontuações em cada categoria, concorrerão a um sorteio de brindes. Os estudantes irão, junto aos organizadores, buscar apoio para o patrocínio das condecorações a serem entregues.

Princípios

A ideia do desafio foi pensada para que as turmas de natação se empenhassem mais em seus treinos e conhecessem uma realidade alheia ao dia-a-dia deles com o trabalho social. “Além de se exercitarem, eles poderiam desenvolver o sentimento de empatia. Além disso, queríamos que os jovens pudessem agradecer por sua saúde, família e condições. Coisas que nem todos têm o privilégio”, comentou o professor Dourado. A autogestão é um dos objetivos trabalhados no projeto. Segundo Renato, os alunos poderão se dedicar no estabelecimento de metas, tanto para as marcas a serem atingidas nas distâncias percorridas, quanto para a quantidade de alimentos a ser doada.

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, sendo inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura Empreendedora e inovadora.

Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021, comemorou-se os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa: Bruno Saviotti bruno.saviotti@viveiros.com.br (61) 98598 6889 e Mateus Lincoln mateus@viveiros.com.br (61) 9 9524-6236

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *