Após ter vencido o Torneio BRICS 2018, no mês de julho, desbancando África do Sul, Índia e Rússia, o técnico Luizão divulgou, nesta quarta-feira (8), a lista de convocadas para seleção que representará o Brasil no IV período de treinamentos para a Copa do Mundo Feminina Sub-17, no Uruguai, que será realizada nos meses de novembro e dezembro próximos.
Dentre as 26 atletas relacionadas, o nome de Ana Flávia Pissaia está presente na lista. A meia, que atualmente defende a Ferroviária-SP, já atua como jogadora profissional pela equipe grená e teve uma passagem pelo futebol candango, quando defendeu as cores do Atlético Taguatinga, em 2017.
Ana Flávia é oriunda de Alvoredo-SC, mas sua família se mantém da agricultura, no Entorno do Distrito Federal, na cidade de São João da Aliança-GO. Após sair do Taguatinga, a atleta iniciou seus treinamentos na franquia brasiliense do Orlando City-USA, com a professora Daniele Mendes, que foi uma grande fonte de ensino para o seu crescimento tático, técnico e físico.
No clube, que tem como área de atuação a 608 sul e Vicente Pires, a meio campista treinou junto com Daniele por cerca de um ano e sete meses, conciliando o aprimoramento de suas qualidades nos fundamentos e treinamentos fora de campo, com a parceria do professor Márcio Oliveira, do UniCeub.
Sob os ensinamentos de Daniele, Ana Flávia chamou a atenção do Santos-SP em uma peneira realizada em Brasília, mas por questões administrativas internas no Peixe, a catarinense foi impossibilitada de ingressar como atleta alvinegra. Contudo, outro clube se interessou pelo futebol de Ana Flávia: a Ferroviária-SP.
Desde janeiro no clube paulista, Ana Flávia já acumulou um título e outro vice-campeonato, ocasião em que a Ferroviária empatou com o Franca-SP, que possuía a vantagem do empate, pelo Campeonato Regional local. O elenco sub-17 da equipe acabou ficando na segunda posição em uma competição adulta.
No último sábado (4), Ana Flávia debutou sua carreira profissional, quando atuou pelo Campeonato Paulista no empate diante da Ponte Preta em 1 x 1. Na quarta-feira, a meia teve uma ótima atuação na vitória da equipe por 2 x 0 diante do Iranduba-AM. Quando Ana Flávia descia ao vestiário ao fim da partida, a coordenadora da equipe Lorena deu a grande notícia à atleta: Ana Flávia estava convocada para a seleção brasileira sub-17. “Não aguentei a emoção”, conta Ana, “simplesmente não acreditei. Sentei no chão e comecei a chorar”, confessa a atleta.
Daniele Mendes conta que sempre mantém contato com a jogadora. “Ela é uma atleta completa. Possui qualidade no passe, finalização, cabeceio e bola parada. Mesmo distante estamos sempre em contato e ela sempre vem tirar algumas dúvidas comigo e eu a oriento”, observa.
Questionada sobre a sensação de ter a oportunidade de vestir a amarelinha, Ana não esconde a alegria. “É uma sensação única. Estou realizando o meu sonho e o sonho dos meus pais. Darei meu máximo para ser convocada outras vezes”. Ela ainda completa. “Quero fazer bonito, pegar experiência e ajudar minha equipe quando precisarem de mim”, disse.
Os treinamentos da Seleção Brasileira Sub-17 serão realizados na Granja Comary, em Teresópolis-RJ. A delegação se apresentará no dia 26 de agosto e por lá permanecerá até o dia 8 de setembro.
Por Gabriel Felipe