Meia que despontou em Brasília vira herói de título na Eslovênia
Cria do futebol de Brasília, o meia Thalisson Charles (foto acima) vive uma das melhores temporadas em sua carreira. O jogador que saiu da escolinha do Cruzeiro-DF se desiludiu com o futebol e pensou em desistir da carreira. Mas no Legião, o jogador fez as pazes com a bola, se destacou e hoje é atleta do Olimpija Ljubljana, principal equipe da Eslovênia, país que brilhou na Eurocopa e que caiu para Portugal nas quartas de final em disputa de pênaltis.
Natural de Montes Claros-MG e filho de uma família simples, Thalisson se mudou para Brasília com os pais, que buscavam melhores condições de vida. O pai mestre de obras e a mãe dona de casa foram morar em São Sebastião, e apoiaram da forma que podiam o filho a se tornar jogador de futebol. Mas o caminho foi mais difícil do que esperavam: depois de uma passagem frustrada pelas categorias de base do Vila Nova-GO, Thalisson se desiludiu do futebol e depois de alguns meses parado, decidiu procurar emprego: “Fiquei um ano sem jogar. Não aguentava ver bola, não queria brincar com meus amigos. Fiquei quatro ou cinco meses em casa, tentando pensar no que iria fazer, depois outros seis meses desempregado. Foi a pior fase da minha vida. Minha mãe não entendia, também era o sonho dela. Meu pai dizia que a escolha era minha. Quando arrumei emprego, o Jaime (Corso, presidente do Legião-DF) veio falar comigo sobre voltar ao futebol. Falei que tinha que alinhar porque precisava ajudar minha família, e foi assim que aconteceu” contou Thalisson, em entrevista ao ge.
Como não recebia salários no Legião, Thalisson teve que se desdobrar para conciliar a bola com o trabalho. Trabalhou como motoboy, lavador de louças e até Sushiman. Assim em 2019, Thalisson foi disputar a Copa São Paulo pelo Legião, e conseguiu junto com seus companheiros, passar da fase de grupos, até ser eliminado pelo Athletico-PR na segunda fase.
Thalisson em entrevista ao Globo Esporte em 2019
Eis que quando estava realizando uma entrega com sua moto, Thalisson recebeu uma ligação de Jaime Corso. Ele disse que havia uma oportunidade para jogar na Croácia, mais especificamente no Sloboda Varanzin, time da sexta divisão croata. Incentivado pelo dirigente, Thalisson abraçou a causa: “Coala (apelido de Thalisson), apareceu uma oportunidade para jogar na Croácia. Lá é frio, tem algumas situações, e o único jogador que vai lá e vai vencer é você, porque você é guerreiro”. Ele sabia da minha história. Agarrei, não poderia deixar passar.
Em entrevista ao DF Esportes, Thalisson relembra os “perrengues” sofridos ao chegar no velho continente. Sem saber falar inglês, teve a ajuda de amigos da Croácia para traduzir pelo telefone o que era discutido. O clube croata bancava a hospedagem e a ajuda de custo para compras em supermercado. Decidiu então trabalhar como lavador de carros em uma oficina para complementar a renda. Mas depois de quatro anos na europa, o jogador não pensa em voltar ao Brasil tão cedo: “De início não foi fácil a adaptação, vim para um clube de divisão baixa, foi na raça. Mas depois que a gente se adapta, quer viver aqui pra sempre. Com certeza, a gente tem família no Brasil, a gente fica com o coração apertado. Mas com a distância e o tempo, você se acostuma mais. Mas depois de quatro anos vivendo aqui já virei um “gringo” (risos), já não tenho mais tanta vontade de voltar para o Brasil, porque o meu sonho também é o sonho deles” explicou.
De lá, Thalisson conseguiu se transferir para o Rogaska da Eslovênia. O clube esloveno estava na segunda divisão nacional, fruto de más gestões. Em duas temporadas, o Rogaska voltou para a elite e teve a oportunidade de disputar a Copa da Eslovênia este ano. O clube chegou na decisão do título diante do ND Gorica. Mas após empate no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação. Aí brilhou a estrela de Thalisson, que marcou o gol da vitória do título do Rogaska. O jogador relembra esse jogo como o ápice de sua carreira: “Cara, é uma emoção muito grande. Na partida, você só quer vencer, a gente não fez um primeiro tempo muito bom, mas no segundo a gente amassou eles (Gorica), tivemos várias chances e o goleiro deles só fazendo milagre. Mas eu consegui junto com um jogador da Jamaica fazer uma jogada maravilhosa e fazer o gol. Minha sensação naquele momento foi só correr para a torcida e comemorar, praticamente a cidade toda de Rogaska estava lá no estádio. Na hora eu só pensei em comemorar, mas depois de um ou dois dias, as coisas (propostas) que estava chegando pra mim foi que caiu a ficha do que eu fiz. Fazer um gol no final de uma Copa é uma coisa muito difícil e isso está marcado na minha história” lembra.
Agora, o novo desafio de Thalisson será no Olimpija Ljubljana, equipe eslovena que disputará a Liga Eslovena e as qualificatórias da Liga Europa. Para o jogador, o primeiro objetivo é conquistar seu lugar na equipe titular: “É outra grande oportunidade que chegou na minha vida, eles me deram um contrato de três anos, então vou ter tempo para me adaptar e melhorar em alguns pontos para conseguir conquistar a minha vaga (entre os titulares). Claro que jogar em um grande clube como esse, grandes coisas irão vir, e esse é o meu foco. Tem duas semanas que estou por aqui treinando forte todos os dias, buscando o meu espaço, cada dia estou mais perto de conquistar o meu objetivo. Não é fácil, são bons jogadores, é o time número um da Eslovênia, mas me sinto muito motivado. Quando uma oportunidade como esta chega, é preciso estar preparado e assim como das outras vezes, é agarrar com as duas mãos este desafio que com fé em Deus vai dar tudo certo”.
O jogador lembrou de sua passagem pelo Legião, com carinho especial aos técnicos Marquinhos Carioca e Bruno Lessa e ao presidente Jaime Corso, principal incentivador de sua carreira: ” O sentimento que eu tenho pelo Legião é de gratidão pela oportunidade. O Jaime me ajudou pra caramba, ele que fez tudo isso acontecer na real, eu tive muitos jogos com o professor Marquinhos (Carioca) e a gente conseguiu a vaga na Copinha. O sentimento de jogar no Legião é muito bom, se serve de inspiração para toda essa garotada aí, agora nesse CT maravilhoso que o Legião tem, que sirva de exemplo pra eles. Todos os dias que forem nos treinos, dê o seu máximo, viver futebol, comer futebol, dormir futebol se realmente quiserem alguma coisa na carreira. A gente sabe que nada vem fácil, ainda mais em Brasília como é o futebol. Mas é o que sempre falo, o Jaime é um anjo no futebol, o Jaime está aí para poder dar oportunidades e aí ver realmente quem quer e quem não quer. Com certeza ele faz o melhor quando ele vê um garoto que ele acredita, que o garoto quer, ele não vai pensar duas vezes”
Para finalizar, Thalisson mandou uma mensagem de incentivo para os jogadores que desejam trilhar a carreira de jogador de futebol:
“O futebol é muito incerto, mas como qualquer outra coisa na vida, se você se dedicar, se doar, se trocar muitas coisas pelo seu sonho, vai dar certo. Você não sabe se vai ser daqui amanhã, daqui a um ano, dois, três ou quatro anos, mas se você estiver ali todo santo dia buscando aquilo…eu perdi muitas coisas nessa trajetória para poder chegar até aqui, foi muito sofrimento, dor de cabeça, foram muitos treinos…então para a rapaziada que está no caminho e pensa em desistir, se você realmente quer o futebol na sua vida, futebol não é fácil, nada é fácil assim como em qualquer outro lugar. Você pode estar no Legião agora, mas Deus tem algo preparado para todos, basta você acreditar, acordar e trabalhar todos os dias mesmo que pareça que nada vai acontecer. Coloque a chuteira e trabalhe. Em qualquer área da vida, quando as coisas não estão bem é a hora que surge um grande profissional. É na dificuldade que se mostra o caráter, que mostra quem é quem, e essa é a mensagem que eu deixo. No futebol, tudo é possível, não tem estatística que pare qualquer um. Muita fé em Deus, trabalho duro e acreditar que uma hora a oportunidade chega”
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.