Gama e Minas Icesp entraram em campo neste domingo (5) pela partida de ida das semifinais do Campeonato Candango de 2018. Jogando no CT Ninho do Periquito, o Gama endureceu o jogo diante do atual campeão brasileiro da série A2. Mas as “Minas” tiveram paciência e souberam aproveitar as falhas defensivas do adversário e conquistaram a vitória pelo placar de 3×0.
Com o resultado, o Minas Icesp pode perder por até dois gols de diferença no jogo de volta que mesmo assim garante presença na grande final. O jogo de volta ocorrerá no próximo domingo (12) no Minas Brasília Tenis Clube.
O técnico Célio Lino mudou a formatação tática de sua equipe a fim de dar mais consistência defensiva frente ao forte ataque do Minas Icesp. Já o técnico Singol Santos fez duas substituições em relação ao time titular: Kátia Cilene e Luyara substituíram Victoria Albuquerque (cedida à Seleção Brasileira) e Andiara.
Mesmo jogando fora de casa, o Minas Icesp demonstrou melhor qualidade técnica e teve a primeira oportunidade de abrir o placar aos 2 minutos quando Robinha arriscou um chute da intermediária. A goleira Lud espalmou a bola no travessão.
Dez minutos depois o Minas Icesp abriu o placar. A zaga do Gama fez a “linha burra” e Novinha arrancou do campo de defesa para deslocar a goleira Lud e tocar no canto direito do gol.
O Gama equilibrou as ações e teve uma boa oportunidade aos 18 minutos quando Bruna tocou para Yasmin arriscar um chute na entrada da área, mas Kris atenta praticou a defesa. No finalzinho do jogo, Bruna novamente arriscou de longe e a goleira do Minas defendeu em dois tempos.
O segundo tempo foi praticamente uma repetição do que aconteceu na primeira etapa: o Minas Icesp buscando o gol e o Gama tentando furar o bloqueio do adversário. Com apenas um minuto de jogo, Laine tabelou com Robinha e em seguida tentou encobrir a goleira Lud, mas a bola foi para a linha de fundo.
Aos sete minutos, a zaga do Gama afastou mal um cruzamento e após bate e rebate a bola sobrou para Bárbara tocar rasteiro no canto esquerdo de Lud. Aos 11′ por muito pouco o Gama não marca o primeiro gol: Bruna cobrou falta e a bola explodiu na trave direita de Kris.
Aos 20′ o Minas Icesp chegou ao terceiro gol. Bárbara recebeu bola na pequena área, driblou a goleira Lud e quase sem ângulo tocou para as redes. Daí em diante o jogo ficou amarrado e com poucas oportunidades para ambas as equipes.
No final do jogo a meia Bruna deu um toque por trás na atleta do Minas Icesp e foi expulsa. E com alguma reclamação por parte da torcida gamense, o árbitro encerrou a partida.
GAMA 0 x 3 MINAS ICESP
Campeonato Candango Feminino 2018 – semifinal (ida)
o5/08/2018 – 15h
CT Ninho do Periquito, Gama-DF
Público: –
Renda: –
Árbitro: Gutemberguison Almeida
A1: Mizael Quintino
A2: Josieliton Silva
4º Árbitro: Pedro Alves
GAMA
Lud; Jheniffer, Jéssica Bahia, Luciana e Drica (Zói); Carol, Milena, Bruna, Elaine e Amanda; Yasmin (Karine).
Técnico: Célio Lino.
Gol: Não Houve.
Cartões amarelos: Zói e Jéssica Bahia.
Cartão vermelho: Bruna.
MINAS ICESP
Kris; Laine (Suzana), Kaká, Luyara e Jéssica (Ana Keyla); Drica, Bia, Robinha (Dani) e Kátia Cilene (Eliude); Bárbara e Novinha (Luana).
Técnico: Singol Santos.
Gols: Novinha (12′ – 1º T) e Bárbara (7 e 20′ – 2º T).
Cartões amarelos: Não Houve.
Cartão vermelho: Não Houve.
Por Marcelo Gonçalo