No último domingo (26), o morador da Samambaia, João Victor, se tornou campeão mundial de jiu-jitsu na categoria mirim 1 meio-pesado, no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo. Com apenas sete anos de idade, João já havia sido vice-campeão no ano passado e este ano conquistou o lugar mais alto do pódio.
A história de Joãosinho, como é chamado carinhosamente por todos, foi contada no ano passado pelo DFSports+.Com incentivo do pai Apolyano que também foi seu treinador e ainda o ajuda até hoje, Joãosinho pratica o esporte desde os seus primeiros anos de vida e já coleciona várias medalhas.
Mudanças
Cria do projeto Arcanjo em Santo Antônio do Descoberto, ele saiu da cidade do entorno do DF para morar em Samambaia e treinar no CT Haroldo Ribeiro. “Até os cinco anos e seis meses o João treinava comigo, de lá pra cá ele treinou com o Haroldo que ajudou a melhorar muito o jogo do João. Agradeço muito a ele que esteve sempre ao meu lado, além dos patrocinadores: a Odonto Mix, a loja Big Boar e a ADRA, Centro de Juventude onde eu trabalho e nos ajuda custeando passagens”, revelou o pai do garoto.
Relembrando de toda trajetória difícil quando não se tinha quase nenhum incentivo financeiro e precisava muitas vezes improvisar treinos em casa, o pai Apolyano se mostrou bastante emocionado. “É uma emoção forte muito forte, lembramos de tudo que passamos para chegar até aqui”.
Títulos
Joãosinho viveu mais um ano mágico na sua trajetória no jiu-jitsu, foram 11 medalhas de ouro e uma de prata. Para carimbar o grande ano que vem fazendo, o garoto queria o título mundial que esteve muito perto de vir em 2021, mas acabou sendo derrotado na final.
Em 2022, para a alegria do pai e de toda equipe, Joãosinho venceu três lutas e conquistou o título inédito. “Foram três lutas incríveis, a final foi casca grossa contra um faixa amarela de Santa Catarina.”, descreveu o pai. Além disso, a preparação de 2022 também foi mudada para que o resultado almejado viesse. “Mudamos a alimentação, aumentamos o ritmo de treino dele, muito específico, mas não podemos esquecer também de dar o descanso”, detalhou.
Após o principal objetivo ser concluído, Joãosinho quer alcançar mais títulos. Ele e o pai já sonham com as próximas competições que são Campeonato Brasileiro e também o Campeonato sul-americano.