Morre Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco-RJ aos 68 anos

Mais um grande jogador de futebol do Brasil acaba de falecer. Após Pelé, agora foi a vez do ex-atacante e ex-presidente do Vasco-RJ Roberto Dinamite ter sua morte confirmada após lutar bravamente contra um câncer de intestino.

Carlos Roberto de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro em 1954 no bairro de Duque de Caxias, e já criança era apaixonado por futebol. Tendo como ídolo Jairzinho, atacante veloz da seleção Brasileira à época, começou a treinar nas categorias de base do Vasco em 1969 e com apenas 17 anos já era apontado como um dos futuros craques do clube, fazendo sua estreia entre os profissionais em 1971. O apelido “Dinamite” já o acompanhava na época, devido à sua explosão muscular e habilidade.

Começaria ali uma longa história de amor entre Vasco e Dinamite. Com o atacante em campo, o Vasco foi campeão brasileiro de 1874 além de conquistar cinco títulos cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Dinamite ainda teve uma curta passagem pelo Barcelona-ESP em 1980, mas não se adaptou e retornou ao Vasco-RJ no mesmo ano. Fez parte de diversas convocações pela seleção brasileira, inclusive a mais famosa delas em 1982 ao lado de Zico, Sócrates, Cerezo, Falcão e tantos outros craques que encantaram o mundo mas não venceu a Copa do Mundo daquele ano.

Dinamite encerrou sua carreira em 1991 atuando na Portuguesa-SP e finalmente o Campo Grande-RJ. Mudou radicalmente sua atuação dos campos de futebol para a política, sendo eleito para a Câmara de Vereadores em 1992 e em seguida para a Câmara dos Deputados onde permaneceu por quatro mandatos consecutivos.

Opositor ferrenho de Eurico Miranda, Roberto Dinamite conseguiu se eleger presidente de seu time do coração em 2008 conquistando dois títulos importantes: o Brasileirão série B de 2009 e a Copa do Brasil de 2011. Ano passado foi diagnosticado com obstrução intestinal e submetido à uma cirurgia, onde descobriu o câncer. Estava realizando quimioterapia desde então, mas muito debilitado. Veja abaixo as principais conquistas de Roberto Dinamite. Ainda não há informações à respeito de seu velório:

Gols e recordes de Roberto Dinamite

– Jogador que mais vezes atuou pelo Vasco (1.110 jogos)
– Maior artilheiro da história do Vasco da Gama (708 gols)
– Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols)
– Maior artilheiro da história do Campeonato Estadual do RJ (279 gols)
– Maior artilheiro da história de São Januário (184 gols)
– Maior artilheiro da história dos confrontos do Vasco com seus principais rivais:
– Vasco x Flamengo (27 gols x 19 gols de Zico)
– Vasco x Fluminense (36 gols x 12 gols de Waldo)
– Vasco x Botafogo (25 gols x 17 gols de Quarentinha)
– Autor do gol mais bonito da história do Maracanã (1976)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *