Mudanças no futebol nacional anunciadas pela CBF beneficiam Ceilândia e Brasiliense

Foto: Divulgação/CBF

Na manhã desta quarta-feira (1/10), o presidente da CBF Samir Xaud anunciou mudanças profundas no calendário do Futrebol Brasileiro para a próxima temporada. A mais aguardada de todas compreende a mudança de formato do Brasileirão Série D, que agora passará a ser disputada por 96 equipes. Por terem conquistados a final do Candangão deste ano, Gama e Capital já estão com calendário garantido na Copa Verde, Copa do Brasil e Série D de 2026

As regras de preenchimento das novas vagas passou por ampla análise da CBF. De acordo com Xaub, uma dessas regras será contemplar a equipe que passou de fase na Série D deste ano. Este critério acabou beneficiando o Ceilândia, que avançou até a fase Oitavas de Final, quando foi eliminado pelo Barra-SC.

Outro critério utilizado foi o Ranking Nacional de Clubes para definir as outras equipes que ganhariam a vaga na competição nacional. E mesmo tendo ficado de fora da decisão dos dois últimos campeonatos candangos, o Brasiliense acabou ganhando a vaga para a Série D de 2026 por conta do histórico de participações em campeonatos. Atualmente o Jacaré é o 73ª colocado no RNC, com 1.242 pontos.

O Distrito Federal também foi contemplado com mais uma vaga na Copa do Brasil em 2026. Por conta da mudança de calendário, o formato em jogo único acabou permitindo que mais clubes participem da tradicional competição nacional. Resta apenas definir qual será o critério a ser utilizado para definição desta vaga extra. Se for levado em conta apenas o resultado no campeonato local (Candangão), o Ceilândia será indicado. Se for o RNC, aí será o Brasiliense.

A Copa Verde que esteve muito próxima de ser extinta, ganhou fôlego com a atenção do novo presidente Samir Xaud. A partir da próxima edição, os clubes serão divididos em quatro grupos regionalizados na primeira fase (dois da Copa Norte e dois da Copa Centro-Oeste) com seis equipes cada. Estes clubes passarão a se enfrentar dentro do próprio grupo em turno único. Os dois melhores clubes de cada grupo avançarão para as Quartas de Final da Copa Verde, onde após os cruzamentos, se enfrentam em jogo único. Os quatro colocados deste mata-mata vão para a fase semifinal, aí em jogo de ida e volta, onde os finalistas se enfrentam pelo título.

Mas nem tudo são flores. Com o inchaço das competições, a CBF limitou o número de partidas de Campeonatos Estaduais para 11 datas. Como o Candangão deste ano foi disputado em 12 datas, é muito provável que o Candangão 2026 passe por mudanças em seu regulamento, a fim de se adequar à nova regra.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *