Em dia de apresentação do seu novo mascote, o Cerrado Basquete recebeu o Minas Tênis Clube nesta quinta (17) no Ginásio da Asceb para mais um jogo do Novo Basquete Brasil (NBB). Com confusão entre atletas, troca de lideranças e prorrogação, os visitantes venceram a partida por 112 a 102.
O jogo
O Minas começou o jogo com a pontaria melhor e logo abriu vantagem, chegando a estar 8 pontos à frente. O Cerrado não aproveitava as chances que tinha errando as oportunidades de ataque. Em um lance de contra-ataque, Harris enterrou levantando a torcida e iniciando uma confusão com Renan, atleta adversário. O lance parece ter animado o time da casa que se recuperou no quarto e fechou o primeiro período à frente: 21 a 20.
O Cerrado voltou mais ligado para o segundo quarto e abriu vantagem de 9 pontos com bom aproveitamento dos arremessos de 3, obrigando o técnico adversário a parar o jogo. Após a pausa, os visitantes voltaram a equilibrar o jogo, mas o time verde seguiu à frente e foi para o intervalo vencendo por 46 a 40.
Intervalo
![](https://dfsportsmais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/CER1-1024x576.jpg)
No intervalo, quem brilhou foi o mascote Baru, que interagiu, tirou fotos e animou a torcida presente no Ginásio. A inspiração para o nome veio do baru ou cumbaru, fruto do baruzeiro, uma árvore nativa do cerrado brasileiro da família das leguminosas. A espécie está ameaçada devido à extração predatória de madeira.
Também foi momento de homenagear as atletas da equipe 3×3 Sub23 que conquistaram o terceiro lugar no brasileiro da modalidade.
Segundo tempo
No início do terceiro quarto o Cerrado dominou a partida e abriu uma boa vantagem de 12 pontos. Mas, o time do Distrito Federal viu o Minas reagir e empatar em 61 a 61. O Cerrado ainda perdeu o pivô Ruan que se machucou em disputa no garrafão. Porém, o time da casa retomou o domínio e fechou o quarto em 76 a 70.
Atrás no placar, o time mineiro partiu pro ataque no último quarto e ainda se beneficiou de alguns erros do Cerrado para colocar o jogar em igualdade novamente: 87 a 87. Com pouco mais de 2 minutos para o fim, Anthony Harris, destaque do time até então, cometeu sua 5ª falta e deixou o jogo.
Com 1 segundo para o fim e o placar em 97 a 94 a favor do Minas, Sheard sofreu falta e tinha 3 lances livres para cobrar. O camisa 3 acertou todos e levou o jogo para a prorrogação.
Prorrogação
No tempo adicional, o time da casa sentiu os importantes desfalques de Ruan e Harris. Com isso, o Minas aproveitou os lances no garrafão e abriu vantagem no placar até chegar à vitória.
Sheard foi o cestinha do time candango e do jogo com 31 pontos. Harris anotou 28. O próximo jogo do Cerrado será no dia 26/11 no clássico local contra o Brasília Basquete, às 19h, no Ginásio da Asceb.