BRB/Brasília e Cerrado protagonizaram o quarto clássico entre as duas equipes da história do Novo Basquete Brasil (NBB), melhor para a equipe do Brasília, que saiu vencedora pelo placar de 90 a 86. A partida ocorreu na noite desta sexta (08), no Ginásio da ASCEB, em Brasília.

Destaque para Pedrinho Rava, que anotou dezenove pontos e foi o cestinha da partida. Thomas também fez uma grande partida e deixou 16 pontos e 16 rebotes. Em quatro confrontos diretos disputados pelos times brasilienses no NBB, essa é a primeira vitória do BRB/Brasília.

Mandante na partida, o time do Cerrado iniciou o jogo com Thornton, Pierotti, Paulo, Ruan e Rafa Moreira. Já o quinteto inicial da equipe comandada por Regis Marrelli foi Zach, Fischer, Gemerson, Gustavo Basílio e Thomas.

Primeiro período 

O embate começou com vantagem dos visitantes. Thomas abriu os marcadores na ASCEB, e em seguida Thornton não só empatou a partida, como virou, abrindo a primeira vantagem do Cerrado no jogo. Os primeiros quatro minutos do confronto começaram com muitos erros de ambas as equipes, mas depois do Brasília acertar três bolas para três pontos, os dois times mudaram suas posturas em quadra.

Teve show dos estadunidenses em Brasília. Kenny Dawkins e Isaac Thornton que conduziram a alta performance dos mandantes, Thornton ficou com 6 pontos e 4 rebotes no primeiro período. Pelo lado do Brasília, Zach anotou 8 pontos e 3 rebotes, enquanto Thomas fez 5 pontos. Com enterrada de Serjão no estouro do cronômetro, o Cerrado saiu vencendo por 28 a 26 a primeira metade do primeiro tempo.

Segundo período

O segundo quarto iniciou com Pedrinho Rava diminuindo o placar para o Brasília com uma bandeja e um lance livre, mas não durou muito, porque em seguida Rafa Moreira fez três pontos para o Verdão. O técnico do time visitante parou o jogo com pedido de tempo, o que não adiantou muito porque na volta para as quadras, Kenny Dawkins anotou mais três pontos e aumentou a vantagem do Cerrado para cinco pontos.

A partida voltou a ficar empatada quando faltavam 4 minutos para o fim do período, 39 a 39 no marcador. O Brasília até tentou ficar com a vantagem ao fim desse tempo, mas não deu, o destaque coletivo do time Verde da capital tomou conta do quarto. O Cerrado foi para o vestiário com a vantagem mínima de um ponto. 47 a 46 no placar.

Foto: Monique Del Rosso (DF Sports+)

Terceiro período

A conversa com o treinador Regis fez bem para o time de extraterrestres. Thomas chegou ao duplo duplo no quarto, enquanto Gemerson garantiu cinco rebotes durante os dez minutos, além do destaque coletivo do Brasília, a torcida visitante não parava de empurrar a equipe, e com a derrota parcial, o técnico Bruno Cézar fez mudanças em seu time.

As alterações deram certo e fez a equipe da casa voltar para o jogo, mas não foi suficiente para parar a grande atuação do Brasília, que virou a partida e abriu oito pontos de vantagem ao fim do período, o quarto se encerrou em 68 a 60 para os visitantes, que saíram vencedores pela primeira vez no jogo. 

Quarto período

Os últimos dez minutos de partida prometiam muita emoção para quem foi à ASCEB nesta sexta. Os jogadores do Verdão entraram com tudo no último período e correram atrás de tirar a desvantagem imposta pelo Brasília, a diferença que chegou a 13 pontos para os visitantes, caiu depois de Rafa Moreira anotar 6 pontos, o placar do quarto era 11 a 7 para o Cerrado quando o técnico Regis pediu tempo.

O time da casa empatou o jogo faltando 4’ para o fim do período, mas o Brasília tratou de tomar a frente do placar novamente. Com muito equilíbrio nos últimos minutos e apenas uma posse de vantagem, a arquibancada do ginásio incendiava. Faltando 44 segundos para o fim do jogo, a partida estava empatada em 79 a 79, quando o técnico do Cerrado parou o jogo. Sem muito tempo, a partida terminou empatada e as equipes tiveram que decidir a partida na prorrogação.

Prorrogação

Os cinco minutos de prorrogação começaram bem equilibrados, duas cestas para cada lado e a partida seguia empatada, até que Pedrinho Rava anotou três pontos que colocaram o Brasília na frente. Com três pontos de diferença, o Brasília conseguiu administrar a vantagem e ainda aumentar com lance livre de Ronald. A partida acabou em 90 a 86 para os visitantes.

Próximos compromissos

O Cerrado vai até Fortaleza-CE e volta à quadra na próxima quarta-feira (13/04), contra a equipe do Basquete Cearense. Já o Brasília também viaja e enfrenta o time do Unifacisa, em Capina Grande-PB, também na quarta. 

Com a derrota de hoje, o Cerrado precisa de uma combinação de resultados nos próximos jogos para ir aos playoffs. Já o Brasília amarga a lanterna da competição, mesmo com a vitória contra o rival.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *