As garotas do Mackenzie Brasília estão treinando intensivamente para a disputa do 4º Open de Nado Artístico, organizado pela Federação Aquática Paulista (FAP). O evento será sediado no clube Painera Morumby e ocorrerá entre os dias 28 e 30 de junho. Além do Brasil, Chile, Uruguai e Estados Unidos buscam conquistar boas colocações na competição. Representando os quatro países, serão 13 equipes ao todo, sendo nove brasileiras — uma delas é a equipe do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB).

Formada por 32 atletas, a equipe brasiliense tem como estratégia utilizar o torneio como preparação para as competições internacionais que ocorrerão a partir do segundo semestre de 2019. Além dos treinamentos intensivos da equipe, há três atletas da Seleção Brasileira que compõem a delegação do Mackenzie, fazendo do time um dos favoritos do 4º Open de Nado Artístico. O colégio viaja para São Paulo ainda no fim deste mês.

As brasilienses do Mackenzie representarão pela terceira vez o Distrito Federal nesta competição. As 32 atletas inscritas para o Open representam o maior número desde a primeira vez em que a equipe disputou o certame. Dentre as competidoras, 19 competirão oficialmente pela primeira vez, além do time principal, que brigará por medalhas nas categorias Juvenil, Júnior e Sênior.

Dentre as competidoras de maior destaque, despontam Ana Clara Lobato e Farias Machado, de 13 anos, Claudiane Letícia Alves das Neves, de 16 anos e Jullya Costa Magalhães, de 18 anos. As três foram convocadas pela Seleção Brasileira da modalidade e disputaram o Campeonato Sulamericano no Chile, em abril, levando às águas paulistas bastante experiência na bagagem.

Mackenzie tem três atletas de Seleção Brasileira no elenco. Foto: Divulgação/Mackenzie

A professora de Educação Física e treinadora, Simone Montenegro, celebra os números da delegação e fala sobre o prestígio que a modalidade vem ganhando: “Isso reflete o crescimento da modalidade e o nosso projeto para preparar a nova geração. O nosso objetivo é ‘medalhar’ em todas as categorias, além de brigar pelo título da categoria Júnior Nível A (atletas que competem por mais de cinco anos)”, comenta a treinadora.

Treinamento

As atletas têm treinado 14 horas por semana, divididas em cinco dias. Lideradas por Montenegro, a rotina de treinamento das atletas faz parte de um dos mais importantes projetos de nado artístico do Centro-Oeste. As baterias de treino ocorrem de segunda a quinta-feira, com duração de duas horas e meia, e aos sábados, onde treinam por quatro horas à finco (8h às 12h).

O foco da equipe, conforme supracitado, é a disputa das competições internacionais que ocorrem após a disputa do Open de São Paulo. São elas: Panamericano UANA, em Windsor, Canadá, Copa España, no Chile e o Argentina Open, sendo que as duas últimas serão realizadas em outubro.

One thought on “Nado Artístico do Mackenzie se prepara para o 4º Open da modalidade em SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *