Pela quinta rodada do Brasileirão, Brasiliense e Gama fizeram o maior clássico do Distrito Federal neste sábado (3), no Serejão. No primeiro tempo, os dois times tiveram boas chances. No segundo, o Jacaré foi melhor, mas não conseguiu balançar a rede defendida por Douglas.
O 0x0 deixa o Jacaré na vice-liderança do Grupo 5, com oito pontos. Já o Gama fica em sexto, fora da zona de classificação, com cinco pontos.
Jogo aberto
A partida começou franca. As duas equipes até davam espaço, mas as finalizações não eram precisas. Nos dez primeiros minutos, o Gama tentou com Wendel e Hugo Almeida em chutes de longa distância; o Brasiliense chegou com Gustavo Henrique (de cabeça) e Peu.
Aos 16′, Luquinhas chegou à linha de fundo e cruzou rente à trave. Maicon Assis já estava pronto para empurrar para o gol, mas Wallace tirou em cima da linha.
Cinco minutos depois, foi a vez do Gama ameaçar. Germano recebeu na área e bateu de perna esquerda. O chute saiu torto, mas caiu nos pés de Hugo Almeida. Sozinho, o camisa 9 perdeu uma grande chance de abrir o placar.
Aos 32′, o Jacaré chegou pela esquerda. Victor Rangel recebi de costas e ajeitou para Luquinhas, que finalizou bem, mas viu Douglas fazer grande defesa. O time do Gama reclamou da posição de Rangel, mas a posição era legal, segundo a arbitragem.
O jogo seguia aberto, e o gol parecia cada vez mais próximo para ambos os times. Tanto o Brasiliense quanto o Gama exploravam bem os lados esquerdos de ataque. Aos 36′, Germano recebeu bola e só não saiu cara a cara com o gol porque dominou mal. Em seguida, Alan Mineiro, livre, experimentou chute de longe e levou perigo.
Aos 44′, o Gama levantou bola na área. Sucuri subiu para pegar, pegou e soltou. A bola sobrou para Hugo Almeida, que bateu para o gol. A arbitragem, no entanto, marcou falta no goleiro do Jacaré.
Técnicos mexem
Para o segundo tempo, os dois comandantes mexeram: Vilson Tadei mandou Peninha a campo, e Marcelo Caranhato promoveu o retorno de Vitor Xavier.
Enquanto o primeiro tempo foi equilibrado, a segunda etapa teve mais posse de bola do Brasiliense. Aos 12′, Luquinhas recebeu de Alan Mineiro dentro da área, puxou para a esquerda e bateu cruzado. A bola passou tirando tinta da trave esquerda de Douglas.
O Jacaré seguiu dando pressão. Aos 16′, Peninha recebeu na área, carregou para o meio e bateu. Douglas defendeu bem.
Luquinhas teve duas oportunidades. A primeira veio aos 29′, após cruzamento de Diogo, mas o cabeceio foi para fora. Logo depois, o atacante tentou chute rasteiro, mas a bola passou à esquerda de Douglas.
O tempo ia passando e o time da casa não conseguia aproveitar a posse. A última cartada de Tadei foi tirar o volante Aldo para colocar o centroavante Michel Platini. Mesmo assim, o placar não se mexeu:

Na próxima rodada, o Brasiliense recebe a Aparecidense, enquanto o Gama visita o Porto Velho. Os dois jogos ocorrem no sábado (10).
Ficha técnica
BRASILIENSE 0x0 GAMA
Campeonato Brasileiro Série D 2021 – primeira fase – quinta rodada
Estádio Serejão, Taguatinga-DF – 03/07/2021, 15h30
Árbitro: Luiz Claudio Sobral (PE)
A1: Lehi Sousa (DF)
A2: Lucas Modesto (DF)
Quarto árbitro: Maguielson Lima (DF)
Analista de campo: Jamir Garcez (DF)
Brasiliense
Edmar Sucuri; Diogo, Gustavo Henrique Keynan, Peu; Aldo, Zotti (Balotelli), Alan Mineiro (Bernardo); Luquinhas, Maicon Assis (Jorge Henrique) e Victor Rangel (Peninha)
Técnico: Vilson Tadei
Gols: não houve
Cartões amarelos: não houve
Cartões vermelhos: não houve
Gama
Douglas; Gabriel (Elenilson), Vinicius, Wendel, Gabiga; Wallace, Vitinho (Vitor Xavier), Carrilho (Paulinho), Felipe Menezes (Romarinho); Germano (Robertinho) e Hugo Almeida
Técnico: Marcelo Caranhato
Gols: não houve
Cartões amarelos: Carrilho, Elenilson, Felipe Menezes
Cartões vermelhos: não houve
Futebol de baixo nível, equipes sem qualidade. Provavelmente vão continuar na série D.
Roubaram o Gama mesmo. O goleiro se atrapalhou com os próprios zagueiros do lagartixa, então o gol foi legítimo!!!
Mas indenpendente desse roubo, o Gama jogou bem melhor em comparação ao jogo anterior. Agora o centroanvante não pode perder um gol daqueles. Inacreditável!!!