Nova Geração e Toque de Fé fazem a grande final do Brasiliense de Futsal
Rotulados de “azarões” na primeira fase, o Nova Geração e o Toque de Fé/Peladas da Vila bateram os favoritos nas semifinais e farão a grande final do Campeonato Brasiliense de Futsal. Com mando do Nova Geração, o primeiro jogo da decisão está marcado para o próximo sábado (2), às 15h, no Ginásio de Sobradinho.
O Campeonato Brasiliense de Futsal é organizado pela Federação Brasiliense de Futebol de Salão (Febrasa) e só participam da competição os filiados à entidade. A Febrasa costuma também promover anualmente a Taça Brasiliense, que é aberta para clubes não filiados, mas este ano não foi realizada por falta de fomento.
O torneio local de futsal garante vaga na Copa do Brasil e na Taça Brasil de Clubes do ano de 2024, competições que são organizadas pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
Por falta de patrocínio publicado e privado, o Brasiliense deste ano foi subsidiado pelos próprios clubes. A competição reuniu sete equipes: Brasília Futsal, Arte Líder, Tigres Brasília, AJJR Futsal, Nova Geração, Fidas Futsal, Toque de Fé/Peladas da Vila. Na primeira fase, todos se enfrentaram e avançaram para as semifinais os quatro primeiros e tinham a vantagem do empate os melhores colocados. O Toque de Fé enfrentou o Arte Líder e o Nova Geração enfrentou o Brasília Futsal.
O Nova Geração, equipe que atua com uma equipe sub-18 surpreendeu o favorito Brasília Futsal, que disputou todas as competições nacionais de 2023. Os jovens garotos venceram na ida por 3 a 0 e na volta também garantiram a vitória por 3 a 2 e conseguiu uma classificação inédita para a Copa do Brasil 2024.
Classificação emocionante
A outra semifinal teve muita emoção até os últimos segundos do segundo jogo. O Arte Líder foi campeão da Copa Sesc Rede Globo e por isso era um dos favoritos para chegar na final. A partida de ida terminou 2 a 2 , o Arte tinha a vantagem sobre o Toque de Fé. Na volta, o jogo estava empatado também em 3 a 3, restando apenas 15 segundos para o fim, o Toque de Fé teve um pênalti ao seu favor, converteu e avançou para a decisão inédita.
Os resultados foram surpreendentes, mas mostram o quão o esporte é imprevisível. Neri Bilio, superintendente da Febrasa falou que o fato de um time sub-18 como o Nova Geração chegar a final é um feito histórico. “A Febrasa foi fundada em 1963 e em 60 anos é um feito inédito para o futsal de Brasília uma molecada sub-18 chegar a uma final de torneio adulto, que é a principal categoria do futsal Brasiliense”.
Segundo o representante, a Federação deve ter pelo menos mais três clubes filiados para o ano que vem, que se credenciariam para a disputa do Campeonato Brasiliense. Neri relembrou que a Taça Brasília é aberta para qualquer time que queira participar. “A Taça Brasiliense é um torneio aberto para os clubes que estejam abertos a disputar a competição, que deve ser disputada no 2° semestre”, explicou.
O jogo da volta do Campeonato só será realizado no dia 16, já que os jogadores da Nova Geração disputarão uma competição Sub-18 fora de Brasília. O local e horário ainda serão confirmados. Caso os dois jogos terminem empatados, o título será decidido na prorrogação e caso persista o empate, a partida vai para os pênaltis.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.