Novo técnico do Botafogo teve rápida passagem pelo futebol candango

Foto: Chignall Sports

O novo técnico do Botafogo de Futebol e Regatas, Tiago Nunes teve passagem pelo futebol do DF no ano de 2015, quando fez parte de dois times. Ele assumiu o projeto do Brasília Sub-20 e também do Paranoá, na Série do Candangão. O gaúcho que hoje é a esperança do alvinegro residiu em Águas Claras, quando esteve na capital federal.

Tiago começou no futebol com apenas 21 anos como preparador físico, em 2001. Apenas em 2010, ele deu os seus primeiros passos na beira do campo. Em 2015, quando era técnico do Juventude Sub-20, foi convidado para coordenar e treinar as categorias de base do Brasília, que disputaria a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro de 2016.

Em entrevista dada ao Correio em 2019, o jovem treinador confessou que ao chegar no Colorado se deparou com uma estrutura e logística “muito difícil de trabalhar”, segundo palavras do mesmo. Com seus primeiros cabelos grisalhos, ainda com 35 anos, Tiago tentou reformular e dar condições melhores de trabalho para os jogadores.

Prática comum no DF, o Brasília que estava na Série A do Candangão emprestou alguns jogadores e a comissão técnica para o Paranoá, que disputava a divisão de acesso. Tiago Nunes então assumiu a Cobra Sucuri e foi bem, vencendo oito jogos, empatando um e perdendo dois, mas ficando apenas na 3ª colocação por dois pontos de diferença. Na época, apenas os dois primeiros subiam e a final foi entre Atlético Taguatinga x SESP e o Paranoá de Tiago ficou pelo caminho.

O projeto no Brasília também acabou não dando certo para o treinador. Leandro Rodrigues, genro de Vanderlei Luxemburgo, acabou assumindo como gestor do Colorado e falou que o gaúcho Tiago Nunes não estava pronto para o projeto. O comandante acabou sendo dispensado às vésperas da Copinha, em dezembro. Quem assumiu, foi Klésio Borges, que levou o BFC até as oitavas de final do torneio, sendo eliminado pelo Flamengo de Zé Ricardo, que foi campeão da competição.

Superação

Pouco conhecido na época, Tiago apareceu para o Brasil no Athletico Paranaense em 2018. Foi campeão paranaense com a equipe Sub-23 e substituiu Fernando Diniz no time principal. No Furacão, fez história ao conquistar o título inédito da Copa Sul-Americana de 2018 e da Copa do Brasil 2019.

No mesmo ano que levantou a Copa, assumiu o Corinthians, onde ficou por nove meses e não conseguiu fazer um grande trabalho. Teve a oportunidade em outro grande clube, no Grêmio-RS, em 2021. Tiago começou bem sendo campeão gaúcho, mas no Brasileirão conquistou apenas uma vitória em 11 jogos e foi demitido. Assumiu o Ceará no mesmo ano e manteve o time na Série A, só que em abril de 2022 foi despedido após eliminações precoces no Estadual e na Copa do Nordeste.

Buscando novos caminhos após trabalhos não muito bem sucedidos, Tiago foi para o Sporting Cristal, onde treinou a equipe na Libertadores e na Sul-Americana e estava no 4º lugar no Campeonato Peruano. Agora, Tiago terá a missão de fazer o vice-líder do Brasileirão Série A, Botafogo voltar a vencer o título após 28 anos.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *