Novos critérios de classificação para Copa do Brasil são divulgados

Foto: Reprodução / Twitter

Foi divulgada nesta segunda-feira pela CBF uma mudança nos critérios de classificação dos clubes para a Copa do Brasil de 2024. A alteração confere maior poder às federações estaduais uma vez que, agora, não haverá mais vagas pelo ranqueamento de clubes, todas serão distribuídas de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF).

O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, falou com exclusividade com a equipe do DF Esportes sobre a mudança.

Acho que o presidente da CBF foi muito feliz na decisão dele, como tem feito em tantas outras. A CBF nunca esteve tão bem representada como hoje, o presidente Ednaldo vem dando outra cara na entidade, tem demonstrado cada dia mais competência.
Daniel Vasconcelos

A Copa do Brasil conta atualmente com 92 participantes sendo que 12 desses entram na competição somente na terceira fase. Essas vagas mantidas para os clubes participantes da Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde e da Série B do ano anterior.

Além dessas vagas, outras 10 eram reservadas para os melhores do Ranking Nacional Clubes (RNC). Com o fim desse critério, as 80 vagas restante serão, então, ocupadas conforme o RNF.

O presidente da FFDF disse que “foi muito importante, não só para o DF, mas para todas as federações de menor Ranking. O presidente Ednaldo vem mostrando, cada dia mais, que cada dia valoriza mais o futebol brasileiro e as federações, inclusive com um valor maior da cota da copa do Brasil, para 2023,” concluiu Daniel Vasconcelos.

Segundo os novos critérios, as duas melhores federações ranqueadas, hoje São Paulo e Rio de Janeiro, ficarão com 6 vagas por meio das competições locais. As federações do 3º ao 5º lugar, ficam com 5 vagas cada, do 6º ao 14º, 3 vagas. As demais federações, do 15º ao 27º lugar, terão direito a 2 vagas, cada.

No novo ranking divulgado recentemente, o DF ocupa a 20ª posição, uma acima do RNF de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *