Outrora o maior do DF, Brasília quer voltar a ser grande
Fundado em 1975 a partir de iniciativa da Associação Comercial do Distrito Federal, o Brasília Futebol Clube foi o maior vencedor do até então intitulado Campeonato Metropolitano do Distrito Federal, o início da profissionalização do futebol local. O Colorado conquistou o seu primeiro título no ano seguinte e manteve a hegemonia por onze anos, conquistando oito títulos. Mas, as coisas mudaram a partir da década de 90, quando a ACDF deixou de manter o clube e este entrou em declínio.
Alternando entre a primeira e segunda divisão, o Brasília tentou acabar com a seca de títulos. Em 2011, o clube foi adquirido pelo advogado Luis Carlos Alcoforado, que deu uma guinada no Colorado. Foi campeão da Copa Verde em 2014 e chegou às decisões dos estaduais de 2013, 2014 e 2015, mas perdeu todas para Brasiliense, Luziânia e Gama, respectivamente. Sem sucesso, Alcoforado repassou o Brasília para Luis Felipe Belmonte, que ficou pouco tempo como mandatário do clube, já que adquiriu o Dom Pedro II e o transformou no atual Real Brasília. O Brasília voltou ao ostracismo, caindo para a segunda divisão e parecia que o clube estava condenado ao esquecimento.
Mas, em 2019, o empresário Flávio Simão assumiu o Brasília e a missão de resgatar o tradicional clube candango. A primeira tentativa de subir o time fracassou, e somente em 2021 o clube conquistou o acesso. Em 2022, o tradicional manto vermelho voltou a figurar entre os clubes da elite, mas longe das primeiras posições terminando a edição passada na sétima posição.
Para esta temporada, o Brasília tem metas mais ousadas. Para comandar o tradicional clube, o nome escolhido para o comando técnico foi o de Ricardo Antônio, bicampeão de Brasília com o Luziânia em 2014 e 2016. A reformulação foi profunda e apenas quatro atletas permaneceram no time: o goleiro Luan, o volante Dadinho e os atacantes Titico e Ian Carlos.
Diversos reforços chegaram ao Brasília de acordo com o perfil e a realidade financeira proposta, como o goleiro Jennerson (Contagem-MG), os zagueiro Dante (ASEEV-GO) e Edimar (Marcílio Dias-SC), os laterais Crystian (Ceilândia) e Espeto (Gama), o volante Castro Jr.(Rio Claro-SP), o meia Hiwry (Ceilândia) e os atacantes Ewerton Potiguar (Atlético Cearense-CE) e Careca (Perak-Mal). Mas, o grande upgrade do Brasília foi a contratação do atacante Ricardo Oliveira, ex-Santos-SP, São Paulo-SP, Atlético-MG e Seleção Brasileira. O veterano craque aceitou o projeto do Colorado e se transformou na grande estrela do time. Veja abaixo o elenco do Brasília para a temporada 2023:
ELENCO
- Goleiros: Jennerson, Luan e Lucas Diniz;
- Zagueiros: Edimar, Dante, Negueba, Juan e Vinícius Sangiorgi;
- Laterais: Marquinhos, Espeto, Crystian, Hugo Leonardo e Kauan;
- Volantes: Castro Jr, Dadinho, Borjão, Yuri Ferreira, Marcos Antonio e Lucas;
- Meias: Hiwry, Juninho e Iago Paz;
- Atacantes: Ian Carlos, Titico, Mirandinha, Ewerton Potiguar, Careca, Dan, Júlio Carioca, Matheus Henrique, Raphael Guimarães e Ricardo Oliveira