Por Pedro Breganholi
Foto: Facebook/Santa Maria Bulldogs
Todo começo de qualquer atividade costuma ser difícil. Para o Santa Maria Bulldogs, que dá seus primeiros passos como time de futebol americano, não tem sido diferente. Conseguir campo para jogar, material para praticar o esporte… Ainda assim, em sua primeira competição como time, o Bulldogs estreou com vitória e no próximo dia 28, define vaga na final da recém-criada Copa Central de Futebol Americano, competição que envolve equipes do DF e de Goiânia que não estão disputando campeonatos nacionais no momento. Além do Santa Maria, a Copa Central também conta com o Goiânia Madkings (próximo adversário), Goiânia Guarás e o Brasília V8, já garantido na final ao bater o Guarás.
Recém fundado (desde fevereiro deste ano), o time do Santa Maria não esperava obter grandes resultados já de cara. No entanto, a vitória por 33-14 contra o Madkings, equipe de Goiânia, deu um novo ânimo para o grupo. A briga agora é para chegar à final da Copa Central e duelar contra o conterrâneo Brasília V8. A decisão da vaga no domingo será em solo adversário.
“Não podemos nos desconcentrar, apesar da boa vitória. No nosso time, 98% está praticando pela primeira vez o esporte. Então é uma sensação nova que todos estão experimentando pela primeira vez”, disse o Quarterback Luciano Nash, que também é fundador da equipe. Nash traz consigo a experiência de já ter jogado pelo tradicional Tubarões do Cerrado. Morador da Santa Maria, a maioria dos atletas são da cidade. Mas o elenco também traz jogadores do Gama, Luziânia, Valparaíso, Novo Gama, Candangolândia, Brazlândia e Samambaia.
Ainda de acordo com Nash, o intuito da equipe é levar o futebol americano para as pessoas mais carentes e fazer Santa Maria respirar o esporte. “Muitas pessoas ainda não sabem da nossa existência. Mas, aos poucos, estamos conseguindo o nosso espaço. Queremos fazer a Santa Maria respirar futebol americano.”
Para o futuro, o Santa Maria Bulldogs pretende se filiar à Federação de Futebol Americano do Cerrado (FeFAC) e na Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), o que o permitiria disputar partidas oficiais da Liga Nacional e também dos campeonatos locais e regionais.
Além disso, antes do fim de 2017, o time planeja realizar uma seletiva para selecionar novos jogadores e, assim, dar início à preparação para 2018. “O título da Copa Central, além de nos dar visibilidade, poderá abrir muitas portas com jogadores e patrocinadores. Sabemos que é difícil. Primeiro teremos que vencer em Goiânia. Mas daremos o nosso máximo para conseguir”, finalizou Nash.
Para saber mais sobre o Santa Maria Bulldogs, basta acessar a página oficial do time no Facebook.
Ótima matéria. Parabéns!
O Santa Maria Bulldogs é mais que um time, é um projeto social que vai mudar a cara da cidade..
show!!
#WEAREBULLDOGS
Bulldogs ????
É muito bom participar de um time com esse tem tudo para crescer vamos que vamos rumo ao próximo jogo
#BULLDOGS
E isso aí!! vamos ganhar a próxima batalha.. e trazer a vitória pra nossa cidade..
Família Bulldogs.. ????????????
Ótima matéria!
O Brasil é muito mais que só o futebol tradicional de sempre. Com matérias como essa podemos acompanhar a diversidade e amplitude de outros esportes, e o Futebol Americano a cada dia ganha mais adeptos e admiradores em nosso imenso país.