PCDF conquista 212 medalhas em mundial nos EUA e lidera ranking internacional

Foto: Sinpol-DF

Competindo com corporações de mais de 70 nações, PCDF sobe ao lugar mais alto do ranking mundial com desempenho inédito.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cravou seu nome na história do esporte internacional ao conquistar 212 medalhas nos World Police & Fire Games (WPFG) 2025 – os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros. Com 90 medalhas de ouro, 61 de prata e 61 de bronze, a corporação garantiu a 1ª colocação no ranking mundial da competição.

Realizado entre os dias 27 de junho e 6 de julho, em Birmingham, Alabama (EUA), o evento contou com a participação de corporações de mais de 70 países e mais de 60 modalidades esportivas, reunindo milhares de atletas das forças de segurança pública de todo o mundo.

Embora a contagem oficial do WPFG ainda esteja em andamento — com a PCDF somando, até agora, 169 medalhas registradas oficialmente, o que já garante sua liderança — o total de 212 medalhas foi apurado pelos próprios atletas da corporação e conferido diversas vezes para assegurar a precisão do resultado.

A delegação da PCDF contou com 185 atletas, sendo a maior já enviada pela instituição e a mais volumosa entre as forças de segurança do Distrito Federal.

No ranking geral por países, o Brasil ocupa a 2ª colocação, atrás apenas dos Estados Unidos, país-sede dos Jogos. A pontuação brasileira considera o desempenho de diversas forças de segurança dos diferentes estados da Federação, que, somadas, garantiram um resultado expressivo para o país. Até a quinta posição, a classificação é composta por EUA, Brasil, Índia, Canadá e Espanha.

A participação expressiva só foi possível graças ao empenho do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), da Associação dos Delegados de Polícia Civil do DF (Adepol-DF) e de parlamentares do DF, que acolheram ao pedido das entidades e destinaram emendas parlamentares para custear passagens e estadias dos atletas em Birmingham.

“Essa delegação é símbolo de resiliência, saúde mental e superação. É gratificante ver nossos colegas – da ativa e aposentados – elevando o nome da PCDF na segurança pública e também internacionalmente por meio do esporte”, afirma Vanderlei Malta, diretor de Esportes do Sinpol-DF e coordenador da delegação da PCDF.

Para Amarildo Fernandes, presidente da Adepol-DF e também coordenador da delegação, o apoio político foi decisivo para esse resultado histórico:

“O apoio dos parlamentares foi, mais uma vez, fundamental para o sucesso da nossa delegação. O esporte é uma poderosa ferramenta de valorização e integração para a categoria. Esse resultado mostra que, quando há vontade política, o retorno dos policiais civis será sempre o melhor possível, seja na promoção da segurança aos cidadãos ou no esporte.”

O WPFG é realizado a cada dois anos e já se consolidou como a maior competição esportiva mundial voltada exclusivamente a policiais, bombeiros e demais profissionais da segurança pública.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *