Show, atropelo, goelada, passeio. Chame como quiser, mas o fato é que neste final de semana, dias 4 e 5, os times de futebol americano de Brasília que entraram em campo venceram e convenceram.
No sábado,4, o Tubarões do Cerrado (TdC) aplicou uma goleada histórica no rival Cuiabá Arsenal. Com o placar de 62 x 06 o TdC conseguiu a primeira vitória na Brasil Futebol Americano (BFA) – 1° divisão.
No domingo de manhã, 5, foi a vez das meninas do Brasília Pilots voarem baixo e vencerem o Aracajú Alfa por 44×00. Foi também o primeiro jogo do Pilots no campeonato brasileiro feminino. Ambos os jogos foram disputados no estádio Abadião, na Ceilândia.
Vitória histórica
Mais do que uma vitória por uma larga vantagem de pontos, o TdC mostrou que quer chegar muito longe na temporada. Superior em todos os quesitos, o time brasiliense venceu e quebrou o tabu de oito anos sem ganhar do Cuiabá Arsenal.
O quarterback do Tubarões, o jovem Lucas Tojal, estava com o braço calibrado e passou para cinco touchdowns. O primeiro deles foi para o wide receiver Sedrick logo na primeira posse do time da casa.
A defesa do Tubarões mostrou agressividade o jogo inteiro e não deixou o jogo corrido do Arsenal fazer estragos. E quando tentou soltar o braço o QB do Arsenal foi interceptado por Pedro Franca, o “Babu”, que fez o segundo TD com uma pick six.
No segundo tempo o ataque aéreo do TdC foi fatal. Tojal passou para três touchdowns só no período. Conexões com Sedrick, com o running back Hitman e com wide receiver B2, atleta que estreou com a camisa do Tubarões.
O touchdown do Arsenal também foi antes do intervalo. Passe de Dandan, que retornou ao Arsenal nesta partida, para Marcos Campos.
Na volta dos vestiários o Arsenal não conseguiu esboçar sequer uma reação. No retorno do kickoff, B2 marcou o seu segundo TD na partida com um retorno de 85 jardas.
Tojal, em tarde inspirada e de extrema sintonia com os recebedores, colocou mais um TD na conta com passe para Rodrigo Veiga. E já no último quarto o running back Felipe Takatsu deu números finais ao jogo.
Com o nome gritado frequentemente pela torcida, Tojal comorou o resultado e a boa atuação. “Foi meu jogo de estreia e eu não poderia estar mais feliz. Consegui cinco touchdowns, mas esse foi apenas o primeiro jogo. Temos mais degraus para subir. Este foi só o começo”, falou o quarterback.
O único aspecto negativo da partida foi o atraso de aproximadamente 1h30 para o início do jogo. O Arsenal teve problemas no ônibus durante a viagem o que atrapalhou o planejamento da equipe cuiabana que chegou às pressas no estádio.
Segundo Igor Mota, um dos capitães do Arsenal, os atletas não tiveram tempo de almoçar. Os jogadores se alimentaram de bananas que foram oferecidas pela organização assim que chegaram no estádio.
“O nosso planejado era chegar mais cedo, mas não conseguimos. Nos arrumamos dentro do ônibus e muitos entraram em campo quando já estava acontecendo o coin toss”, disse o linebacker.
Mas, segundo o próprio jogador, este não foi o motivo para a derrota do Arsenal. “Isso não é desculpa. A gente veio esperando encontrar mais o nosso jogo, mas o Tubarões é um time pesado, forte, rápido. Estamos passando por um processo de renovação na gestão e em campo. A grande maioria dos nossos atletas tinha pouca experiência de jogo” analisou Igor.
O Tubarões volta à campo no dia 18 num duelo local contra o Brasília Templários, também no Abadião. No mesmo dia o Arsenal encara o Campo Grande Predadores fora de casa.
Pilots arrasador
E no domingo, 5, foi o dia do Brasília Pilots estrear no campeonato brasileiro, a Copa Sport America do Brasil. E as meninas também fizeram bonito ao vencer o Aracajú Alfa.
O destaque da partida foi a wide receiver Lara Nesralla, que fez três touchdowns. O primeiro deles foi logo no retorno de kickoff do jogo, aos 22 segundos. Ela comandou o ataque do Pilots desde o início da partida e aos três minutos entrou na endzone mais uma vez.
No finalzinho do primeiro período foi a vez de Thalia Soares anotar o terceiro touchdown do Pilots no jogo.
Antes do intervalo, Lara e Thamera Soares anotaram mais um touchdown cada uma, além disso a defesa do Pilots anotou um safty.
No segundo tempo o Aracajú voltou melhor e o jogo ficou muito equilibrado. Com boas atuações defensivas dos dois lados o time de Brasília só voltou a marcar no início do último período. Mirian Vieira correu para mais um TD do Pilots no jogo e garantiu a vitória da equipe na estreia.
Este jogo foi o primeiro jogo oficial do Pilots em 10 meses, desde o último jogo dos playoffs do ano passado contra o Big Riders – RJ. Por isso a expectativa era alta até mesmo estre as mais experientes, como a jogadora destaque da partida Lara. “A gente treinou muito. A expectativa para entrar em campo foi é muito alta. Cheguei a entrar em campo tremendo, mas coloquei a cabeça no lugar e deu tudo certo”, confessou.
Além disso a atleta falou da importância da vitória, já que o próximo desafio será fora de casa, contra o Sinop Coyotes, no dia 25. “A gente entrou em campo focada, porque precisávamos ganhar o jogo. Lá em Sinop vai ser um jogo duro, assim como foi este. Continuamos com pé no chão e com muito trabalho”.
Por Marcus Gomes
Ótima reportagem. Faltou um TD do Sedrick e o passe do TD do Digo foi do Quarterback Pedrinho em seu único passe do jogo (foram regiatrados somente 8 dos 9 TDs do Tubarões)