Pelo jogo de volta das quartas de final, o Planaltina e Real Brasília foram até Formosa para definir o primeiro classificado para as semis. O Planaltina venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e poderia perder até por um gol de diferença, já que tinha a vantagem por ter feito melhor campanha que o Leão do Planalto.
O Real Brasília chegou a abrir dois gols na segunda etapa da partida, mas em rebote de cobrança de pênalti, o PEC fez o gol que garantiu a classificação da equipe para a próxima fase e destronou o atual campeão.
Primeiro tempo
O jogo começou com o Real Brasília tomando as ações e aos cinco minutos, Caio Mendes deu o primeiro chute com perigo da partida. Aos 17, o PEC teve falta lateral e deu seu primeiro chute ao gol com Pedro que acabou facilitando a vida do goleiro Matheus Souza. Logo depois, Real chegou mais uma vez com chute de James da meia lua, mas o meia acabou isolando a bola.
O Real Brasília teve mais uma boa chance após cruzamento de Matheus Lima pela esquerda e cabeçada de Bruninho que acabou saindo torta. Caio Mendes pegou rebote e mesmo de muito longe bateu com perigo próximo ao gol de Francielton.
No último lance da primeira etapa, o James botou a bola na área e o zagueiro Felipe Mendes cabeceou por cima do gol. O Real tinha apenas 45 minutos para conseguir dois gols e conseguir a classificação.
Segundo tempo
O Real voltou do intervalo com outra postura e com menos de dois minutos, Francielton teve que buscar no cantinho um bom chute de Índio. Logo após, o Planaltina chegou em bola parada, mas o goleiro Matheus Souza salvou o Real.
Com sete minutos, Bruninho jogou a bola na área e o zagueirão Felipe Mendes dominou e girou batendo no cantinho para abrir o placar e botar o Real de volta no jogo. Logo depois, o próprio Bruninho deu um chute com perigo ao lado direito do gol.
O Índio bateu falta com muito primor que o goleiro Francielton conseguiu triscar e a bola depois ainda bateu no travessão e saiu para escanteio. O goleiro Francielton saiu todo estabanado do gol e acabou acertando o atacante do Real Brasília, culminando num pênalti marcado. Luiz Fernando foi pra bola, bateu no travessão e a bola quicou depois da linha, sendo o segundo gol anotado.
O Leão do Planalto se classificava, mas aos 33 minutos após dividida de Raphael com Caíque, o árbitro marcou uma penalidade a favor do Planaltina. Pedrinho cobrou e o goleiro Matheus Souza defendeu, só que no rebote Fábio bateu na saída do goleiro e a classificação voltou a ser do Planaltina que tinha a vantagem do empate.
Após sofrer o gol, o Real não conseguiu criar mais nada e o Planaltina conseguiu esfriar o jogo em várias paradas e garantiu a classificação.
Ficha técnica
PLANALTINA 1 × 2 REAL BRASÍLIA
Campeonato Candango Sub-20 2022 – Quartas de Final – 2ª rodada
Estádio Diogão, Formosa-GO, 09/07/2022, 10h
Árbitro: Matheus Moraes
Assistente 1:Kléber Alves
Assistente 2: José Ricardo
Quarto Árbitro: Bruno Moura
Planaltina
Francielton; Lucas Júnior (Luiz Henrique), Reinaldo Bahia, Elder Timm e Neto; Fábio Lucas, Renan Yuri, Pedrinho e Alexandre (Franklin); Caíque e Leonardo (Douglas Santos).
Técnico: Hugo Pilo
Cartões amarelos: Alexandre, Élder Timm, Fábio Lucas e Pedro.
Cartões vermelhos: Nenhum.
Gols: Franklin.
Real Brasília
Matheus Souza; Caio Mendes, Wesley (Raphael), Felipe Mendes e Matheus Lima; Maycon, Índio, Bruninho (Luís Fernando); James, Gabriel (Arthur Gabriel) e João Eric (Arthur Lisboa).
Técnico: Gerson Ramos
Cartões amarelos: Caio Mendes, James, Felipe Mendes, Luís Fernando e João Éric.
Cartões vermelhos: Nenhum.
Gols: Felipe Mendes e Luís Fernando.