Presidente da FFDF integra grupo para fomentar o futebol feminino

José Luís Ferrarezi e Daniel Vasconcelos / Foto: divulgação

No dia 30 de março deste ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu, por meio do Decreto Nº 11.458/23, a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino para, entre outros objetivos, “promover condições favoráveis para o desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador no País.”

Entre outras determinações, foi instituído o prazo de 120 dias, desde a publicação do Decreto, para a elaboração de um diagnóstico atual do futebol feminino no País e a criação de um plano de ações para o triênio 2023-2025. Para isso, foi criado um Grupo de Trabalho (GT), do qual faz parte o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos. Segundo nota emitida pela FFDF nesta quarta-feira (24), o convite partiu do Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, José Luís Ferrarezi.

“Estou lisonjeado em poder fazer parte deste grupo que pode mudar para melhor os rumos da modalidade no país. Tenho convicção de que essa união governamental com as entidades que comandam o futebol no Brasil vai trazer muitos frutos positivos, pois é um grande passo para que possamos sanar as mazelas que ainda existem”, afirmou, em nota, Daniel Vasconcelos.

Além da preocupação com o fomento, desenvolvimento e melhoria das estruturas para a prática do esporte pelas mulheres, o Decreto apresenta objetivos para combater o preconceito:

Art 3º:
II – combater ativamente a discriminação das meninas e das mulheres nas práticas relacionadas ao futebol;
III – incentivar o estabelecimento de mecanismos efetivos de desmobilização de comportamentos intolerantes ou violentos contra as meninas e as mulheres nos estádios de futebol ou fora deles;

Lembrando também os casos de racismo (como o que enfrenta o atleta Vinícius Junior), homofobia e xenofobia, Daniel Vasconcelos disse que “não podemos mais aceitar esses crimes e, como o esporte é uma ferramenta de inclusão importante, é necessário também partir da gente ações que inibam e acabem de vez com racismos e preconceitos dentro de toda a sociedade.”

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

One thought on “Presidente da FFDF integra grupo para fomentar o futebol feminino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *