Você que está lendo a esta matéria e tem lá algumas décadas vividas, já deve ter brincado de futebol de botão e até mesmo feito campeonatos com amigos, valendo uma coca-cola ou um dinheiro qualquer. Na manhã do último sábado (2), 16 caras se reuniram na Casa da Cultura, na cidade do Guará-DF, para levar essa brincadeira bem a sério e fazer o primeiro Campeonato Candango de Futmesa.

16 jogadores, 16 times. Cada um escolheu o nome de um clube que estará para sempre marcado na história do DF, como Rabello, Defelê e Ceub. E as coisas não foram bagunçadas, não. Regras foram definidas desde o começo, para não dar bagunça.

As regras do jogo eram as tradicionais: cada time tem direito a nove toques, sendo no máximo três com o mesmo jogador/botão. As partidas eram divididas em dois tempos de sete minutos, com intervalo de 60 segundos entre eles. O campeonato foi dividido em fases: na primeira fase, disputa de pontos corridos em dois grupos de oito, com os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificando para a Série A, e os oito últimos ficando com a Série B. Ao fim da fase inicial, Guará, Ceub, Brasiliense, Sobradinho, Paranoá, Botafogo-DF, Dom Pedro e Real foram à primeira divisão. Rabello, Ceilândia, Capital, Paracatu, Gama, Brasília, Formosa e Taguatinga ficaram na segundona.

As séries A e B também foram disputadas em pontos corridos. Na B, o Rabello foi o campeão. A medalha de prata ficou com o Ceilândia, e a de bronze com o Capital. Paracatu, Gama, Brasília, Formosa e Taguatinga fecharam a segunda divisão. Já na Série A, tivemos o Guará como grande vencedor do torneio. O título foi decidido na última rodada com o Ceub (Guará venceu por 2×1). Ceub e Brasiliense ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Sobradinho, Paranoá, Botafogo-DF, Dom Pedro e Real complementaram a primeira divisão do torneio.

O organizador Simplicio Santos conta como surgiu a iniciativa de fazer o Candangão de futmesa. “A gente já tava fazendo torneios abertos desde o ano passado no Venâncio Shopping. Fizemos oito campeonatos por lá, inclusive uma Copa do Mundo. Esse ano estamos dando continuidade, já fizemos um Rio-São Paulo, que terminou com o São Paulo campeão, e agora decidimos fazer mais um, desta vez homenageando o Candangão”, explicou.

Homenagem póstuma

Antes do torneio começar, o jogador Rodrigo Joe, representante do Dom Pedro, prestou uma homenagem ao radialista Maurício Leandro. Maurício faleceu em 2013 em acidente de carro, voltando de Belo Horizonte-MG após trabalhar na final da Copa Libertadores daquele ano, cujo campeão foi o Atlético-MG.

Foto: Willian Matos/DF Sports


Maurício gostava de jogar como goleiro, então Joe mandou confeccionar dois goleiros de time de botão com nome, rosto e bordão famoso do radialista: “é isso aí, garotinho!”. Joe usou um dos arqueiros para jogar, e entregou o outro a Simplício Santos, organizador, vice-campeão do torneio com o Ceub e irmão de Maurício Leandro.

Ainda não há datas exatas, mas a organização afirma que certamente teremos novos campeonatos ao longo do ano. É só aguardar!

Confira galeria de fotos do Candangão de futmesa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *