Mais recursos para serem aplicados no esporte feminino. É o que busca o Projeto de Lei (PL 4089/19), que foi aprovado nesta quinta-feira (31) na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. De autoria da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), o projeto insere novos dispositivos na lei na Lei 13756/18, que trata sobre o repasse de recursos das loterias. Se a proposta for aprovada, cerca de 30% dos valores seriam destinados ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Em sua justificativa, a deputada afirmou que os repasses as duas entidades renderam cerca de 350 milhões no ano de 2017, vindos de loterias da Caixa Econômica Federal (CEF), informação exposta nos balancetes do banco.

A deputada que relata o projeto, Rose Modesto (PSDB-MS), comentou sobre a importância da matéria. “As mulheres praticantes do desporto no Brasil precisam ter mais visibilidade e mais recursos para terem condições decentes. Este projeto visa justamente resolver essa situação, pois, infelizmente, a mulher não é tão valorizada no esporte aqui no país”, lamenta.

“Uma prova disso é a pesquisa de 2018 da Sporting Intelligence, que nos mostra que as mulheres ganham 40% a menos que os homens.”

Rose Modesto, deputada federal (PSDB-MS)

Com a aprovação, a matéria seguirá sendo analisada em caráter conclusivo pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e, logo em sequência, pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *