O Projeto de Lei (PL) 5071/19, que visa a criação de um dia nacional para o futebol americano, está pronto para ser votado na Câmara Federal. De autoria do deputado federal Júlio Cesar (Republicanos-DF) e da deputada federal Greyce Elias (Avante-MG), ele busca instituir a data para valorizar a modalidade. A data sugerida é o dia 25 de outubro.
O deputado comentou sobre a importância de se criar o dia para a promoção da modalidade. “A instituição oficial da data representa o compromisso do poder público em apoiar a modalidade e os atletas, uma vez que o futebol americano vem ganhando crescimento expressivo no Brasil e atraindo muitos seguidores”, declarou. A ideia da data veio após a audiência pública com atletas e dirigentes do futebol americano, realizada no dia 26 de junho.
Ele também comentou sobre a briga para conseguir os estádios para os jogos em Brasília. “Havia uma grande rejeição de todas as partes em relação ao futebol americano aqui na cidade. Falavam que era um esporte que não ia crescer, e que era besteira apoiar isso, mas eu sempre comprei a briga pelos jogos, e principalmente pelas mulheres, que também praticam o esporte e precisam de melhores condições. Ainda precisamos evoluir muito mais, mas estamos no caminho correto”, avalia.
O projeto está na comissão de Cultura e logo após será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.