Projeto social de Sobradinho fecha parceria com o Atlético Mineiro
Há sete anos, a Villa Samaritana vem desenvolvendo seu trabalho voltado para a população das regiões de Sobradinho e Planaltina. O Villa Esporte e Cultura (VEC) teve uma grande notícia no mês passado, quando acertou parceria com o Clube Atlético Mineiro, um dos grandes clubes do futebol brasileiro.
No Brasil inteiro, o VEC é a única academia licenciada pelo Atlético Mineiro que é 100% voltada para o futebol feminino. Daqui para frente, até a categoria Sub-17, o Villa disputará todas as competições vestindo a camisa do Atlético Mineiro.
Fundador e presidente do projeto, Gustavo Simão é natural de Belo Horizonte e aproveitou que estava na sua cidade natal para ir até à cidade do Galo, apresentou o projeto e conseguiu chegar a um acordo. “Nós apresentamos nossa instituição para o Atlético Mineiro, que gostou de ver que o projeto era 100% gratuito e fez a validação para usarmos a marca do time”, explicou Gustavo.
O que nossas atletas ganham com a parceria: Teremos acesso a um aplicativo desenvolvido pelo próprio clube, onde nossas atletas recebem a programação de treinamento e é atualizado a cada treino executado, sendo tudo monitorado por lá. Todo ano podemos convidar um olheiro do Galo, ou também posso selecionar atletas para treinarem na Cidade do Galo. Não é difícil projetar uma menina nossa estar vestindo a camisa do Atlético no ano que vem.
História
Visando ajudar na profissionalização do futebol feminino, o projeto acolhe mulheres de todas as idades. A atleta mais nova tem nove anos de idade e a mais velha tem 48 anos, que é a experiente Tânia Maranhão, jogadora com passagens pela Seleção Brasileira. “Tudo começou quando auxiliamos uma jovem que estava grávida, depois disso, várias outras apareceram. Vimos no futebol uma forma de prevenção da gravidez precoce”, disse o fundador do Villa.
O projeto social tem sua sede no Córrego do Arrozal, núcleo rural de Sobradinho, mas o time treina na quadra da Igreja Prebisteriana, na quadra 6, de Sobradinho. O VEC dá moradia e bolsa para as suas atletas, além de toda estrutura que uma jogadora profissional precisa para jogar em alto rendimento. Em troca, a diretoria só pede dedicação nos treinos. O time possui jogadoras de vários estados, como Piauí, Maranhão, Goiás e Rio de Janeiro.
“Temos várias jogadoras que tinham o sonho de serem atletas, mas acabaram deixando de lado para trabalhar e conseguirem uma renda. Aqui elas podem viver para o futebol, tendo todo o auxílio necessário”.
Neste ano, o VEC entrou de vez nas competições e se federou para disputar os campeonatos de futsal. Desde outubro de 2022, quando deram início no futebol, as atletas foram vice-campeãs da Copa Sobradinho e Copa Planalto e estão na final da Liga Candanga.
O projeto vem rendendo frutos e o Villa já conseguiu enviar algumas atletas para o Toledo, clube conhecido por formar grandes atletas no futebol feminino. O Villa teve a oportunidade de disputar o Candangão Feminino deste ano, mas acabou optando por não entrar e o presidente do VEC revelou que tiveram propostas por algumas jogadoras. “Nosso elenco era muito curto, então preferimos não participar neste ano. Mas, tivemos propostas de empréstimo de três clubes do Candangão, que optamos não aceitar por não incluírem seguro no contrato”.
Além de todos benefícios dado às atletas, Gustavo falou que há uma negociação com uma faculdade para serem disponibilizadas bolsas para as joagadoras. Bastante empolgado com o VEC, o presidente prometeu que tem muito mais coisas novas por vir. “Temos muitas novidades para serem anunciadas no futuro”.
Como participar
Por ser uma instituição social, o Villa Esporte e Cultura conta com um sistema de apadrinhamento. A pessoa que desejar fazer uma contribuição, basta mandar mensagem para o Instagram do Villa Samaritana e também no Instagram Academia do Galo Sobradinho. Para todas as meninas que desejarem fazer parte do projeto, é só entrar em contato também pelo Instagram do Villa Samaritana.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.