Protagonistas na arbitragem, irmãos Aniceto compartilham a paixão pelo apito

Foto: Acervo pessoal

Neste final de semana, dois irmãos do Distrito Federal irão apitar, um na Liga Nacional de Futsal e outro no Brasileirão Série D. Luiz Paulo e Muller Aniceto são irmãos e escolheram a mesma profissão, a arbitragem. Membro do quadro da CBF, Luiz herdou o sonho do irmão mais velho, mas ambos seguem como destaques em suas modalidades.

No domingo (28), Luiz será o árbitro principal do jogo entre Itabuna-BA e Real Noreste-ES, que será em Pituaçu, em Salvador-BA. Já Muller apitará o duelo entre Brasília Futsal e Foz Iguaçu Cataratas pela Liga Nacional de Futsal (LNF), no próximo sábado, às 17h, no Sesc Ceilândia.

Como tudo começou

Irmão mais velho, Muller começou na arbitragem e carregou o irmão mais novo, Luiz Paulo. Tudo começou com primogênito da família Aniceto convencendo o seu irmão caçula a apitar em um torneio amador, quando a equipe de arbitragem que iria para a partida acabou não aparecendo. Muller perderia o campeonato, então acabou convencendo Luiz a fazer o jogo, mesmo sem experiência. Contrariado, Luiz apitou, foi bem e com o tempo foi pegando gosto pela profissão.

Com experiência como árbitro desde 2009, Luiz fez o curso de arbitragem da Federação do DF em 2013 e, desde então, vem atuando com regularidade. Ele se destacou em 2017, quando foi indicado para ser árbitro CBF e, além dos torneios locais, já apitou Série C, Série D, Brasileiro Feminino e Copa do Brasil.

Luiz Paulo atuando como árbitro em competição da CBF (Foto: Jéssika Lineker)

Os irmãos Aniceto já atuaram juntos várias vezes em campeonatos de futsal, campeonatos de futebol de campo e chegaram a trabalhar lado a lado na final da Taça das Favelas de 2022, no estádio Defelê.

Devido a uma lesão, Muller abandonou os gramados e hoje atua apenas no futsal e também no Fut 7. É um dos únicos árbitros que atuam no x1, modalidade amadora que vem crescendo no DF. Além dos campeonatos candangos, participa também dos torneios organizados pela LNF.

Muller em ação pela arbitragem da LNF (Foto: Acervo pessoal)

Apesar de ter começado nas quadras, Luiz atua mais no campo como árbitro central e também como quarto árbitro. Nesta temporada, foi escalado pelo duelo entre Real Brasília x Atlético-GO, pela Copa do Brasil.

Além desse caso de irmandade na arbitragem, o DF tem as irmãs gêmeas Cássia França e Fabíola França, que são juízas federadas. Outro caso mais famoso é dos irmãos Sávio Pereira Sampaio e Wilton Pereira Sampaio, ambos da CBF.

No próximo final de semana, os irmãos Aniceto vão representar a família e o Distrito Federal mais uma vez sendo os comandantes do apito em seus jogos.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

One thought on “Protagonistas na arbitragem, irmãos Aniceto compartilham a paixão pelo apito

  • Orgulho da QR 504 de Samambaia. Como é bom vê-los brilhando nas quadras e gramados. Tenho certeza que ainda verei o Luiz Paulo apitando um jogo de Série A de Brasileiro e o Muller no futsal e X1. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *