Real Brasília e Planaltina voltaram a se enfrentar pela semifinal do Campeonato Candango da Segunda Divisão 2022. O Leão do Planalto que já havia vencido o adversário no jogo de ida, repetiu a dose jogando em casa e garantiu o retorno à primeira Divisão.
Dono da melhor estrutura de futebol no DF e sem problemas de caixa, o Real Brasília já era apontado como favorito ao acesso. E os números corroboraram o favoritismo: invicta, foi a única equipe a não sofrer gols durante toda a competição até o momento. Agora o Real Brasília volta a enfrentar o Samambaia na final da Segundinha valendo o título de 2022.
Precisando da vitória para subir, o Planaltina ousou na escalação e no ímpeto. O Galo dominou as ações iniciais, apesar de não pressionar a meta do goleiro Wendell. Somente aos 23′ o PEC chegou perto de furar a invicta zaga leonina. Após boa trama pela esquerda, Antonio Carlos cruzou bola na área e Netinho chutou em cima de Wendell. No rebote Abidio chutou rasteiro mas Wendell de novo impediu que a bola entrasse em sua meta.
Após o perigo, o Real Brasília acordou e fez valer o seu toque de bola. Aos 25 Filipe Cirne puxou contra ataque e tocou na medida para Peninha chutar pra fora. Mas aos 33 o Real marcou o gol da vitória. Caio Mendes recebeu passe pela direita e cruzou na medida para Romarinho de peixinho estufar as redes de Johnny. Seis minutos depois Davi cobrou falta da intermediária e obrigou Johnny a fazer grande defesa.
No segundo tempo o Real Brasília literalmente “cozinhou o Galo”. A postura adotada foi de esperar a reação do adversário para aproveitar os espaços. Aos 11 Ian Carlos entortou a zaga dentro da grande área chutou cruzado, mas Johnny espalmou. No lance seguinte Filipe Cirne arriscou de fora da área e Johnny defendeu com os pés.
O Planaltina só assustou a defesa do Leão aos 24 quando Johnny bateu falta do seu campo de defesa e quase surpreendeu Wendell, que espalmou a bola por cima da trave. Aos 29′, Jackson bateu falta na área, a bola quicou e enganou Wendel, mas saiu por cima do gol.
Ficha técnica
REAL BRASÍLIA 1×0 PLANALTINA
Campeonato Candango da Segunda Divisão – Semifinal – 2ª rodada
Estádio Defelê, Vila Planalto-DF, 10/09/2022, 15:30h
Árbitro: Leandro Almeida
Assistente 1: Marconi Souza
Assistente 2: Matheus Campelo
Quarto Árbitro: Pedro Alves
Real Brasília
Wendell; Caio Mendes, Maycon Palácio, Eduardo José e Davi; Werick, Geovane e Peninha (Mirandinha); Ian Carlos (William), Romarinho (Gabriel) e Filipe Cirne (Daniel Guerreiro)
Técnico: Luiz Carlos
Gols: Romarinho (33′ – 1ºT)
Cartões amarelos: Filipe Cirne
Cartões vermelhos: Juan
Planaltina
Johnny; Tonhão, Sérgio Baiano (Gustavo Gama) e Rivaldo; Alessandro (Paulinho Correria), Jean Felipe (Caíque), Alexandre, Netinho, Álvaro Antonio Carlos e Jackson; Netinho (Wesley) e Abidio (Franklin)
Técnico: Hugo Pilo
Gols: Não houve
Cartões amarelos: Antonio Carlos
Cartões vermelhos: Antonio Carlos