A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem destinado boa parte dos seus objetivos em promover e fomentar o futebol feminino sob o comando da Coordenadora de Competições Femininas, Aline Pellegrino. Para tanto, além da criação de mais uma divisão do Campeonato Brasileiro (Série A3), a entidade instituiu também a Supercopa do Brasil da categoria.
A boa novidade para o Distrito Federal é a confirmação do Real Brasília Futebol Clube como representante da capital do país. O anúncio foi divulgado no portal oficial da CBF na noite desta segunda-feira (6), e no Instagram do Brasileirão Feminino da entidade na manhã desta terça-feira. A equipe candanga ficou na décima colocação do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A1 Neoenergia 2021.
Entenda o regulamento
Entre os dias 6 e 13 de fevereiro de 2022, oito equipes terão o direito de participação na competição, sendo escolhidas entre as doze melhores da Série A1, mais quatro da A2 da atual temporada, observando alguns critérios. Entre eles, a limitação de duas agremiações por federação. Sendo assim, os clubes confirmados são: Corinthians (SP 1), Palmeiras (SP 2), Grêmio (RS 1), Internacional (RS 2) – entrou na vaga deixada pelo extinto Avaí/Kindermann -, Flamengo (RJ), Cruzeiro (MG), ESMAC (PA) e o próprio Real Brasília.
A competição será realizada com o modelo eliminatório, com apenas uma partida na casa do time de melhor federação ranqueada. O sorteio do chaveamento está previsto para o dia 27 de janeiro de 2022, na sede da CBF. Não haverá uma diferenciação de potes para a escolha. Assim, todos os times participantes terão a oportunidade de enfrentar quaisquer uma das outras equipes.
Os confrontos da Primeira Fase (Quartas de Final) serão realizados no dia 6 de fevereiro (domingo), enquanto os jogos da Segunda Fase (Semifinal) serão disputados no dia 9 de fevereiro (quarta-feira). A grande decisão está agendada para o dia 13 de fevereiro (domingo).