Real Brasília dificulta para o Cruzeiro e empata na estreia da Copinha
A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025 (Copinha) teve início à maratona de jogos de hoje até o próximo dia 25 de janeiro (quando será realizada a final da competição), na tarde desta quinta-feira (2). E com o pontapé inicial do certame, um dos times representantes do Distrito Federal entrou em campo. Trata-se do Real Brasília, que enfrentou o Cruzeiro-MG. Com um segundo tempo melhor que os adversários, o Leão do Planalto empatou com o Cabuloso pelo marcador de 1 x 1, em duelo válido pelo Grupo 13 do torneio.
O jogo
O jogo começou conforme previsto, com o time mineiro marcando em linha alta e pressionando a saída de bola do Leão do Planalto. Mas, surpreendentemente, foram os candangos quem tiveram a primeira oportunidade, aos oito minutos. A zaga chutou a bola sem muitas pretensões, o meia Pedro Ayub raspou de cabeça e deixou o centroavante João Victor em excelente condição para abrir o placar. Mas o goleador aurianil concluiu em cima do goleiro adversário. No contra-ataque o Cruzeiro partiu em velocidade, mas o arqueiro Luiz Felipe salvou.
Entretanto, a equipe celeste continuou tentando fazer valer o peso da sua camisa e manteve a pressão na marcação. Com isso, aos 24 minutos, não teve como segurar. Após boa trama no ataque cruzeirense, o atacante Gui Meira arrematou e o goleiro do Real, Luiz Felipe, fez boa defesa parcial. No rebote, Kaique Kenji somente escorou para o gol, inaugurando o marcador para os garotos de Belo Horizonte.
A partida diminuiu o ritmo consideravelmente. O Real Brasília até tentou surpreender o Cruzeiro, mas não obteve sucesso nas investidas. Ademais, os jogadores de Minas Gerais jogavam com o resultado debaixo do braço e só partiam para a ofensiva na boa. Assim, aos 40 minutos, Gui Meira acertou um chute de fora da área, direto na trave esquerda do guarda-metas leonino.
Na volta do intervalo, os dois treinadores trouxeram uma troca cada para o campo. No Real Brasília, Victor Hugo (Kaká) lançou Gustavo Henrique no lugar do Dudu, ambos laterais esquerdos. Luciano Dias, por sua vez, substituiu o meia-atacante brasiliense Akiles, pelo camisa sete, Fernando. Aos oito minutos, os candangos tentaram empatar na bola parada. O atacante Arthurzinho cobrou falta da entrada da área, com bastante força, mas o goleiro Marcelo encaixou em dois lances.
O jogo se arrastou tecnicamente abaixo do esperado. Sem criatividade e visivelmente afetadas fisicamente, as agremiações pouco criaram, diferentemente da etapa inicial. Somente aos 29 minutos apareceu nova oportunidade, e novamente para o Leão do Planalto. Juan, que havia entrado há pouco, recebeu bom passe e finalizou, mas a bola passou rente ao poste direito do goleiro do time mineiro.
No entanto, de tanto insistir, aos 50 minutos, o time do Distrito Federal igualou o placar da partida. Depois da cobrança de escanteio, os jogadores do Cruzeiro tentaram afastar o perigo de qualquer forma, mas a bola sobrou para Juan, que chutou cruzado, o goleiro defendeu e o rebote caiu no pé do lateral direito João Carvalho. Ele, que é volante por originalidade, mas atuou improvisado, chutou e deu números finais o jogo: 1 x 1.
O Real Brasília volta a jogar pela Copinha 2024 no próximo domingo (5), às 19h15. O confronto desta vez será contra a equipe da casa, o São Carlos. O Cruzeiro-MG terá pela frente o outro componente do Grupo 13, o Imperatriz-MA, no mesmo dia, mas às 21h30.
Ficha técnica
CRUZEIRO 1 X 1 REAL BRASÍLIA
Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2025, 1ª fase (1ª rodada)
Estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira, São Carlos-SP, 02/01/2025, 18 horas
Árbitro: Gustavo Holanda Souza
Assistente 1: Izabele de Oliveira
Assistente 2: Rian Carlos lopes
4º árbitro: Júlio César Silva
Cruzeiro
Marcelo; Victor Jesus, Janderson, Bruno Alves e Kauã Prates; Murilo Rhikman (Alessandro), Jhosefer e Akiles (Fernando); Rhuan Gabriel (Cauan Baptistella), Kaique Kenji (Rayan Lelis) e Gui Meira (Nicolas Pontes)
Técnico: Luciano Dias
Gols: Kaique Kenji (24’ – 1º T)
Cartão amarelo: Victor Jesus
Cartão vermelho: não houve
Real Brasília
Luiz Felipe; João Carvalho, Iury, Maksuel e Dudu (Gustavo Henrique); Matheus Reggiori (Jhuan Pablo), Gabriel e Pedro Ayub (Wagner); PV, Arthurzinho (Juan) e João Victor (Kennedy)
Técnico: Victor Hugo (Kaká)
Gol: João Carvalho (50’ – 2º T)
Cartões amarelos: João Victor, Arthurzinho, Kennedy, Matheus Reggiori e Maksuel
Cartão vermelho: não houve
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.