A noite desta quinta-feira (5) reservou um marco importante no esporte do Distrito Federal. De forma oficial, o Real Brasília Futsal/BRB apresentou o elenco e comissão técnica que disputará, entre outros campeonatos, a Liga Nacional de Futsal (LNF) em 2020. Após oito anos, a capital federal volta a ter um representante na competição.
O evento contou com a presença de Luís Eduardo Belmonte, representando o Real Brasília, além do coordenador de Esporte e Lazer do Sesc-DF, Fabricio Oliveira, do administrador do Cruzeiro, Cláudio Simões, e do deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF).

O sonho é real
Estar de volta à maior competição do país foi possível devido ao acordo entre Brasília Futsal, Real Brasília, Belmonte Sports e o Banco de Brasília (BRB). A última equipe havia sido o Peixe Futsal, que encerrou as atividades em 2011. A previsão é que os ginásios de Cruzeiro, Ceilândia e Sobradinho recebam os confrontos.
O DF Sports+ conversou com o presidente do clube, Tiago Fernandes, sobre a temporada e a parceira. “A gente vem planejando este projeto há anos. Pretendemos fazer uma boa campanha em 2020 e chegar mais forte ainda em 2021. Queremos permanecer por vários anos na liga”, almeja o presidente.
Sobre a parceria com o Real Brasília, Tiago cita outros casos que vêm dando certo pelo país. “A parceria com o futebol de campo é algo comum hoje em dia. Como exemplos deste modo de gestão, temos o Corinthians, o Tubarão, o Joinville, entre outros”, pontua Fernandes.
Preparação
Em busca de entrosamento, o elenco derrotou no último dia 29 de fevereiro a equipe da AJJR por 7×1. Na quarta-feira (4), foi até Goiânia e voltou com uma nova goleada: 5×1 diante do Goiás.
Os próximos amistosos serão realizados contra o Praia Clube. O primeiro está marcado para esta sexta (6), às 19h30. O segundo, para o sábado (7), às 15h. Ambos serão no Ginásio Sesc de Ceilândia.

Liga Nacional de Futsal
Com data de início programada para o dia 27 de março, a LNF encaminha-se para a 25ª edição e contará com 21 equipes. A primeira fase é disputada em turno único, e os 16 melhores classificam-se para a segunda fase.
Nas oitavas, quartas, semifinais e finais, as partidas são definidas em jogos de ida e volta. A equipe com melhor campanha na primeira fase tem a vantagem de decidir em casa e empatar em caso de prorrogação.
A estreia será contra o Campo Mourão-PR, no Paraná. A primeira partida em casa, a segunda da competição, é contra o Intelli-SP.
Ginásio
A respeito do mando de campo, Tiago ressalta que gostaria de levar o Real Brasília Futsal a outros ginásios do DF. “Queremos fazer um rodízio entre Cruzeiro, Taguatinga e Sobradinho, para fortalecer a modalidade na capital.”
Por conta de algumas exigências feitas pela LNF, o Brasília faz seu primeiro jogo em casa no Sesc de Ceilândia.
Por fim, o Real Brasília Futsal está pronto para a temporada! Confira os nomes do elenco, da comissão e da diretoria:
Goleiros: Rhuan Carioca, Marlan, Luan e Rodrigo
Fixos: Matheus, Churrasco, Luan, Rafa, Vitinho e Bury
Alas: João Pedro, Leandro, Nino, Vitinho, Léo e Luquinha
Pivôs: Anderson Zói, Kairo e Pedro Bigode
Treinador: João Carlos Barbosa
Auxiliares: Mistura e Manoell Santos
Preparador físico: Márcio Batuta
Preparador de goleiros: Guilherme Anjos
Médico: Dr. Jorge
Fisioterapeuta: Renato Moterani
Nutricionista: Igor Chianca
Fisiologistas: Dr. Carlos Ernesto, Me. Denis Vieira e Me. Rafael Cunha
Coordenador: César Paulo
Supervisor: Marlon
Supervisor administrativo: Marcelo Laitano
Mordomo: Campos
Atendente: Airton