Pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Candango 2020, Brasiliense e Real Brasília foram à campo no Estádio Nacional Mané Garrincha na manhã deste domingo (23/08). Após o apito final, vitória do Leão do Planalto de virada por 2 a 1.
Antes da bola rolar, um lance inusitado: no momento em que os capitães e o árbitro Gildevan Lacerda definiam o lado de campo e bola, o goleiro Artur, do Real Brasília, foi amarelado ao se aproximar para conversar algo com a autoridade máxima das quatro linhas.
45 iniciais
Com modificações nos dois lados, os treinadores colocaram as equipes para frente, e com boas peças ofensivas, o primeiro tempo foi o famoso “lá e cá”.
Foram necessários apenas três minutos para a primeira oportunidade da partida. Em saída de bola errada do Brasiliense, a bola sobrou nos pés do atacante Júnior Chicão, que de frente para a meta amarela, não hesitou e obrigou o goleiro Fernando Henrique a intervir.
Oito minutos depois, Romarinho apareceu livre no canto esquerdo da grande área e buscou a finalização colocada, que passou com perigo.
Com boas triangulações, aos 16’ foi a vez do Brasiliense testar de fato o guarda das redes aurianil. Em cobrança de falta, Marcos Aurélio bateu para defesa segura do goleiro Artur.
Com 26 minutos de jogo, aconteceu a grande chance do confronto. O lateral esquerdo Kabrine mandou a bola no poste central após cobrança de falta.
Aos 37’, Marcos Aurélio por pouco não abriu o placar. O meia apareceu de frente para a área após passe de Zé Love, cortou dois adversários ao fingir finalizar e bateu no travessão.
Pouco antes de soar o apito para o intervalo, mais uma chance para o Brasiliense. O zagueiro Badhuga apareceu livre dentro da grande área e finalizou no canto esquerdo da meta do Leão do Planalto. O goleiro Artur espalmou, e em seguida, foi marcado impedimento.
Segundo tempo
Com o fôlego renovado, as equipes voltaram do intervalo com a mesma disposição da primeira etapa. Logo nos primeiros lances, o lateral direito Gedeilson foi acionado, levou ao fundo e bateu para a entrada da pequena área. Fernando Henrique espalmou.
Em busca de dois gols para se classificar, aos 7’, mais uma vez Real Brasília no ataque. Em cobrança de falta, Kabrine obrigou o goleiro do Jacaré a afastar de manchete.
Sete minutos mais tarde, resposta do clube amarelo em nova cobrança de falta. Marcos Aurélio bateu firme à meia altura, e o goleiro do Leão do Planalto bateu roupa, evitando o primeiro gol do jogo.
O jogo estava truncado, com muitas faltas para ambos os lados. Aos 19’, Léo Campos quase abriu o placar para o Real Brasília. Em mais uma cobrança de falta, a bola parou no travessão do goleiro Fernando Henrique.
Com 21 minutos, Mateus deu o passe infiltrado na linha defensiva do Brasiliense achando Pedrinho. O atacante do Real ganhou na velocidade, mas no momento da finalização, o goleiro do Jacaré fechou os espaços.
E o primeiro gol seguiu o padrão do jogo. Romarinho sofreu uma carga, dessa vez dentro da grande área, e a penalidade máxima foi marcada. Zé Love bateu forte no canto para tirar o zero do marcador.
Nos três confrontos entre Brasiliense e Real Brasília em 2020, o artilheiro do amor balançou a rede em todas as vezes da mesma forma: de pênalti.
Com 40 minutos, em jogada de craque do atacante Vitor Mariano, o Jacaré por pouco não amplia. O atleta percebeu o goleiro Artur adiantando e tocou por cobertura de fora da área, e a bola parou pela quinta vez na partida na trave central.
Aos 44’, Gedeilson apareceu mais uma vez para cruzar, mas o zagueiro Rodrigo se atrapalhou e acabou cometendo pênalti. Junior Chicão foi para a bola e converteu: 1 a 1.
Dois minutos depois, veio o gol da virada. Léo Campos suspendeu na área, o zagueiro Márcio subiu mais alto que todo mundo e estufou as redes.
O jogo ficou bem agitado nos minutos finais, mas não deu tempo de mais gols, Brasiliense 1×2 Real Brasília e fim de papo no Mané Garrincha.
Com o resultado, o time de Márcio Fernandes chegou em mais uma final, a quarta seguida. Além da chance de disputar o título do Candangão, o Jacaré assegurou um calendário cheio para o ano de 2021: Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D
FICHA TÉCNICA
BRASILIENSE 1×2 REAL BRASÍLIA
Campeonato Candango de Futebol – semifinal (volta)
Estádio Mané Garrincha, Brasília – 23/08/2020, 11h
Árbitro: Gildevan Lacerda
Assistentes 1 e 2: Kleber Alves e Milton Alves
Quarto árbitro: Emanoel da Silva
Inspetor: Rodrigo Paulino
Brasiliense
Fernando Henrique; Railan (Bruno Lima), Badhuga, Rodrigo e Fernandinho; Aldo, Peninha (Coquinho), Esquerdinha, Marcos Aurélio (Douglas), Romarinho (Fabinho) e Zé Love (Vitor Mariano)
Técnico: Márcio Fernandes
Gols: Zé Love (25-2T)
Cartões amarelos: Railan, Bruno Lima, Rodrigo e Fabinho
Cartão vermelho: não houve
Real Brasília
Artur; Gedeilson, Waldson, Márcio e Kabrine (Léo Campos); Tiago Ulisses, Gabriel (Davi Ceará) (Ayrton), Carlos Henrique (Geovane), Wellington Sabão (Mateus), Pedrinho e Júnior Chicão
Técnico: Ariel Mamede
Gols: Junior Chicão (45-2T) e Márcio (47-2T)
Cartões amarelos: Artur, João Victor, Waldson, Pedrinho e Gabriel
Cartão vermelho: não houve