No dia 15 de março o Real Brasília terá a oportunidade de escrever mais um capítulo de sua curta história no futebol feminino. As Leoas do Planalto disputarão o Campeonato Brasileiro da Série A2, prêmio obtido após o título conquistado no Campeonato Candango de 2019.
Ainda em férias, a equipe que deverá manter a formação campeã candanga conta os dias para poder estrear no Brasileiro, buscar a classificação e assim poder fazer companhia ao Minas Icesp na primeira divisão. À exceção de Sergipe, todas as federações já possuem os indicados para o torneio que dará quatro vagas para a série A1 em 2021.
O Brasileiro Série A2 irá manter a mesma fórmula de disputa do ano passado: seis grupos regionalizados com seis equipes cada onde os dois primeiros de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados se classificam à segunda fase. Daí em diante serão dois mata-matas até o acesso, e mais duas fases até o título.
O DF+ fez uma previsão de como seriam formados os grupos da competição, e fez uma constatação: o Goiás deverá ser uma das equipes que fará parte do grupo do Real Brasilia. E certamente uma equipe carioca e outra mineira poderão fazer parte do mesmo grupo. Lembrando que este ano teremos apenas uma equipe paulista na disputa (Juventus-SP), três paranaenses (Athletico classificado pelo ranking, Foz Cataratas rebaixado da série A1 de 2019 e Toledo vice-campeão do estadual), três cariocas (Fluminense vice-campeão, Vasco e Botafogo classificados pelo Ranking) e três pernambucanos (Sport e Vitória rebaixados da edição passada), e Náutico 3º colocado no estadual). Essas mudanças mudam um pouco a configuração dos confrontos.
Se a CBF utilizar o critério de MENOR DISTÂNCIA, o campeonato ficaria mais barato para a CBF, porém ocorreriam vários confrontos entre equipes de mesmo estado, conforme simulação abaixo:
SIMULAÇÃO 1
[table id=4 /]
Na próxima simulação, fizemos apenas as substituições dos clubes levando em conta a tabela de 2019. Tendo em vista o aumento de clubes em determinadas regiões e a diminuição em outras, o desenho muda bastante como se nota abaixo:
SIMULAÇÃO 2
[table id=5 /]
De qualquer forma, o mistério somente deverá ser desvendado até o dia 15 de Fevereiro, quando a CBF divulgar a tabela completa da competição.