O Gama voltou ao estádio Mangueirão na grande Belém do Pará a fim de encarar o Remo, pelas oitavas de final da Copa Verde 2020. Jogando diante do adversário recém promovido à serie B, o atual campeão candango perdeu várias chances de gol e acabou castigado por uma falha defensiva que deu a vitória e a classificação ao Leão.
Primeiro tempo
Os visitantes não se intimidaram e começaram a partida com a marcação em cima, e por isso, o jogo começou trincado, com várias faltas. Mas logo aos 2’, o alviverde encaixou um bom contra-ataque. A bola chegou para David Souza, que cruzou rasteiro para dentro da área e Fredson cortou para escanteio.
Em seguida, aos 4’, o Remo teve a chance de abrir o placar. Augusto escapou pela direita e cruzou rasteiro para dentro da área. A bola encontrou Tcharlles, que conseguiu o desvio e acertou o travessão. No rebote, a bola voltou para Gelson, que carimbou a defesa.
Passado o susto, o Gama voltou a pressionar. Primeiro com Mirray, que tenta um cruzamento cortado pela defesa. Depois, após erro do lateral azulino, Mirray recebeu livre na pequena área e chutou para defesa de Vinícius.
Aos 16’, Tcharlles recebeu a bola rasteira dentro da área e tentou a finalização, mas foi bloqueado por Gustavo Rambo. A pressão era toda dos mandantes. Salatiel dominou dentro da área e rolou a bola atrás com Tcharlles, que chutou na rede pelo lado de fora.
Ainda no ataque, o Remo descolou um escanteio após chute de longe de Pingo, com desvio. Na cobrança, Kevem desviou de cabeça e Salatiel só precisou empurrar a bola para abrir o placar aos 21’. Remo 1×0 Gama.
Atrás no placar, o Gama voltou a ir para cima. Em cobrança de falta, Mirray rolou para Júnior Alves bater com força, para defesa de Vinícius. Aos 26’, David Barboza invadiu a área e chutou forte e cruzado, mas o goleiro adversário fez nova defesa.
Os minutos seguinte voltaram a ser de pressão do Remo. Aos 31’, Salatiel foi derrubado por Igor dentro da área e ficou pedindo pênalti, mas nada foi marcado. Cinco minutos depois, Salatiel teve nova chance de marcar, mas o árbitro viu toque de mão do atacante e parou a jogada.
Segundo tempo
O técnico Vitor Santana promoveu duas substituições a fim de dar mais presença ofensiva. As mudanças deram certo e o Gama passou a pressionar o adversário em busca do empate. Mas os atacantes alviverdes não estavam inspirados.
Aos 9′, Fernando Sampaio achou Kaefer livre que arriscou da intermediária pra fora. Sete minutos depois, boa jogada de Ueslei pela esquerda que tocou para Fernando. Ele bateu cruzado e Caique chegou atrasado perdendo o lance.
A melhor oportunidade do Periquito viria aos 28′. David Fernandes deixou Caique na cara do gol, mas o centroavante chutou em cima do goleiro perdendo gol feito. A resposta do Leão quase terminou no segundo gol paraense: aos 35′, Tcharles recebeu passe em profundidade, ficou cara a cara com Léo que defendeu parcialmente. No rebote o mesmo Tcharles sem goleiro chutou na trave perdendo uma oportunidade incrível.
No finalzinho, Wallace recebeu livre pela direita e chutou forte mas pra fora. Em seguinte a arbitragem encerrou a partida e decretou a eliminação candanga.
O Gama agora se prepara para a estreia no Candangão 2021 marcada para o dia 20 de fevereiro, diante do Capital no estádio Bezerrão.
Ficha técnica
REMO 1 X 0 GAMA
Estádio Mangueirão, Belém-PA, 16h
Arbitragem: Breno Vieira (J), Paulo César (A1) e Tiego Pereira (A2)
REMO-PA
Vinícius; Ricardo Luz, Fredson (Mimica), Alemão e Keven; Pingo (Júlio Rusch), Gelson, Carlos Alberto (Felipe Gedoz) e Augusto (Wallace); Salatiel (Eduardo Ramos) e Tcharles
Técnico: Renan Capra
Cartão amarelo: Salatiel, Ricardo Luz e Tcharles
Gama
Léo; João Magalhães (Weverton), Gustavo Rambo, Igor e Júnior Alves (Vinícius); Kasado (David Fernandes), Kaefer e Mirray (Fernando); David Barboza, David Souza (Ueslei) e Caíque
Cartão amarelo: Não houve
Gols: Não houve