Resumão da última rodada: líder avassalador, Periquito perde uma posição e Jacaré confirma a classificação para a próxima fase

Foto: Gustavo Roquete/Capital SAF | Lucas Bolzan/ASCOM GAMA | Mateus Dutra/Distrito do Esporte

Neste domingo (10) aconteceu a última rodada da primeira fase do Candangão 2024. Como de praxe de toda última rodada, os cinco jogos aconteceram simultaneamente, às 15h30. Na parte de cima da tabela, apenas Capital e Gama entraram matematicamente classificados para as semifinais. Mas assim como iniciou a rodada, o G4 terminou exatamente como estava, com: Capital, Gama, Ceilândia e Brasiliense, classificados. Houve somente uma inversão de posições entre o Gato Preto e o Alviverde.

Na briga dos desesperados, Planaltina e Ceilandense ainda brigavam para ver quem permanecia na primeira divisão. A situação do Galo era muito complicado antes mesmo do início da rodada, e a equipe acabou não conseguindo o seu objetivo, que era de salvar do rebaixamento e faz companhia ao Santa Maria como o segundo clube rebaixado para a Segundinha. O Ceilandense mesmo com a derrota na rodada, se salvou do rebaixamento pelo fato do PEC ter perdido sua partida. Real Brasília e Samambaia entraram na rodada praticamente para cumprir tabela, em vista que a queda era muito improvável.

Capital 7×1 Santa Maria

O Coruja recebeu um Santinha, já rebaixado à segunda divisão, jogando sob os seus domínios, no JK, e venceu pelo placar de 7×1. A equipe do treinador Paulinho Kobayashi garantiu a primeira colocação da tabela e jogará pela vantagem do empate na semifinal diante do Brasiliense.

A equipe teve a melhor campanha disparada do Candangão na primeira fase. O Capital foi o dono do melhor ataque e defesa da competição nessas 9 rodadas. Foram 24 gols marcados e apenas 3 sofridos, além de ter um dos artilheiros do campeonato em seu time: Wallace Pernambucano. O “tanque” fez um hat-trick neste domingo e finalizou a primeira fase com 7 bolas nas redes.

Ceilândia 2×0 Ceilandense

A equipe do Gato Preto precisava somente de uma vitória simples para se garantir na próxima fase e cumpriu com o combinado. Jogando diante da sua torcida no Abadião, o Ceilândia superou o Ceilandense pelo placar de 2×0. O Alvinegro encerra a primeira fase do torneio como o segundo melhor ataque, ficando atrás apenas do líder Capital.

Além da vitória, a torcida do Gato teve outro motivo a comemorar. Com o empate do Gama lá no Estádio Defelê, diante do Real Brasília, o Ceilândia tomou a segunda posição do Periquito e jogará o segundo jogo da semifinal na sua casa contra o próprio Gama e ainda terá a vantagem do empate no agregado. 

Foto: @ueslei_photos

Real Brasília 2×2 Gama

Na Vila Planalto, o Real recebeu o Gama com as arquibancadas do Defelê definitivamente toda de verde, já que o Leão do Planalto deixou todas as cargas de ingressos a favor da torcida visitante. E esse fator fez uma extrema diferença no primeiro tempo, o Gama foi para o intervalo de jogo com um 2 a 0 no placar.

O Periquito caiu de rendimento na última parte do jogo e viu o Real Brasília empatar o duelo na metade do segundo tempo. Apesar da classificação, o resultado de 2×2 deixou a torcida do Alviverde muito decepcionada. O Gama perdeu a segunda posição para o Ceilândia e decidirá o segundo jogo da semifinal no Abadião.

Foto: Julio Cesar/Real Brasilia

Brasiliense 3×1 Samambaia

O Jacaré, que tinha sido o responsável por ser a primeira equipe a derrotar o Capital lá na oitava rodada, duelou contra o Samambaia no Serejão e venceu de virada por 3 a 1. Dependendo apenas de si para confirmar a classificação, o time do Brasiliense ainda torcia contra outros resultados para quem sabe até terminar a primeira fase mais uma posição acima na tabela, mas isto não acabou acontecendo. A equipe terminou na quarta colocação e enfrentará o Capital pelo segundo ano consecutivo na semifinal.

Foto: Mateus Dutra/Distrito do Esporte

Paranoá 3×0 Planaltina

Com o mando de campo no Bezerrão, a Cobra-Sucuri superou o PEC por 3 a 0 e decretou o rebaixamento do Galo à Segundinha. Mesmo com o triunfo, o Paranoá não conseguiu o objetivo de avançar a semifinal. A equipe comandada pelo treinador Agnaldo Liz precisava de um tropeço de Brasiliense ou Ceilândia, e isso acabou não acontecendo.

Foto: Pedro José Santana/Agencia CEUB

RESULTADOS DA 9ª RODADA

  • CAPITAL 7×1 SANTA MARIA
  • CEILÂNDIA 2×0 CEILANDENSE
  • REAL BRASÍLIA 2×2 GAMA
  • BRASILIENSE 3×1 SAMAMBAIA
  • PARANOÁ 3×0 PLANALTINA

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *