Resumão: tudo que aconteceu na última rodada da 1ª fase

Foto: Filipe Fonseca

No último sábado (18), as cinco partidas da última rodada da primeira fase do Candangão BRB 2023 foram realizadas simultaneamente. Como apenas o Real Brasília tinha sua vida definida, todos os jogos valiam alguma coisa, seja a classificação ou a fuga do rebaixamento.

Melhor para Brasiliense, Capital e Paranoá, que conseguiram os resultados necessários para garantirem a vaga na semifinal da competição. Do outro lado da tabela, Taguatinga e Brasília não conseguiram fazer o dever de casa e acabaram rebaixados para a Segundinha de 2024. No meio da tabela ficaram Gama, Ceilândia, Samambaia e Santa Maria.

A bola já volta a rolar pelo Candangão 2023 no próximo final de semana, com os jogos de ida da semifinal.

BRASILIENSE 3×1 BRASÍLIA

Para o Brasiliense, a vitória significava a classificação, enquanto o Brasília entrou em campo como franco-atirador buscando uma espécie de milagre para fugir da zona de rebaixamento, onde passou boa parte do campeonato. Mas com apenas 10′, Mamute já tratou de abrir o placar para o Jacaré.

Goduxo e Tobinha ampliaram ainda na primeira etapa, dando fim aos sonhos do Colorado. Matheus ainda diminuiu no segundo tempo, mas já era tarde demais. Com o resultado, o Brasília foi rebaixado, enquanto o Brasiliense vai para mais uma semifinal.

CAPITAL 0x0 GAMA

No Estádio JK e diante de torcida única do Capital, pelo menos na teoria, a partida aconteceu com os nervos à flor da pele dentro de campo, se tornando muito faltosa. Luan, goleiro da equipe azul, foi o grande nome do jogo, que terminou sem gols.

Com o resultado, o Coruja garantiu a classificação para a próxima fase com o mesmo número de pontos do segundo e do quarto colocados, 15, e agora terá pela frente o Jacaré em busca de uma vaga inédita na final.

Já o Gama, maior campeão candango, ficou pelo caminho, o que significa mais um ano sem sonhar com um calendário de competições nacionais.

SAMAMBAIA 2×3 PARANOÁ

Em mais um jogo digno de prévia de mata-mata, o Samambaia recebeu o Paranoá no Rorizão. Apesar de estar sem seus principais jogadores, que foram emprestados ao Brasiliense para a Copa do Brasil e não conseguiram retornar em tempo, o Doguinho começou na frente com gol de Giovanny, então parecia que os desfalques não fariam tanta falta.

Entretanto, como apenas a vitória interessava ao Paranoá para buscar uma vaga na semifinal, o técnico Luís Carlos Souza acertou na mudança, colocou Lucas Victor em campo e viu seu camisa 11 fazer dois gols e virar a partida.

O resultado foi suficiente para colocar a Cobra-Sucuri no G4 e deixar o Doguinho, que começou a rodada na zona de classificação, apenas em 7º.

CEILÂNDIA 3×1 TAGUATINGA

Mais um jogo da 9ª rodada que acabou com virada dentro de campo. No Abadião, o Gato Preto ainda tinha uma mínima chance de se classificar para a semifinal, mas além de vencer, precisava torcer por outros resultados. E quando o jogo começou e o Taguatinga fez o primeiro gol com Maranhão, tudo pareceu perdido.

O Ceilândia, porém, não se desesperou. Com gols de Gabriel e Clemente (2x), o alvinegro conseguiu a vitória que acabou rebaixando a Águia, já que o Santa Maria pontuou e o passou na tabela graças ao saldo de gols.

SANTA MARIA 0x0 REAL BRASÍLIA

Ao Real Brasília era apenas mais um teste antes da fase final, já que a equipe já havia garantido a classificação na rodada anterior. Mas para o Santinha, o jogo era a última oportunidade de fugir do rebaixamento.

Quem foi ao Serra do Lago viu um jogo truncado e sem grandes emoções. Bom para ambos os lados, já que os Leões do Planalto garantiram a liderança da primeira fase com um empate, e o ponto conquistado, graças ao saldo de gols, foi suficiente para manter o Santa Maria na primeira divisão.

Confira os resultados

  • Brasiliense 3×1 Brasília
  • Capital 0x0 Gama
  • Samambaia 2×3 Paranoá
  • Ceilândia 3×1 Taguatinga
  • Santa Maria 0x0 Real Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *