Resumão: tudo que aconteceu na última rodada da 1ª fase
No último sábado (18), as cinco partidas da última rodada da primeira fase do Candangão BRB 2023 foram realizadas simultaneamente. Como apenas o Real Brasília tinha sua vida definida, todos os jogos valiam alguma coisa, seja a classificação ou a fuga do rebaixamento.
Melhor para Brasiliense, Capital e Paranoá, que conseguiram os resultados necessários para garantirem a vaga na semifinal da competição. Do outro lado da tabela, Taguatinga e Brasília não conseguiram fazer o dever de casa e acabaram rebaixados para a Segundinha de 2024. No meio da tabela ficaram Gama, Ceilândia, Samambaia e Santa Maria.
A bola já volta a rolar pelo Candangão 2023 no próximo final de semana, com os jogos de ida da semifinal.
BRASILIENSE 3×1 BRASÍLIA
Para o Brasiliense, a vitória significava a classificação, enquanto o Brasília entrou em campo como franco-atirador buscando uma espécie de milagre para fugir da zona de rebaixamento, onde passou boa parte do campeonato. Mas com apenas 10′, Mamute já tratou de abrir o placar para o Jacaré.
Goduxo e Tobinha ampliaram ainda na primeira etapa, dando fim aos sonhos do Colorado. Matheus ainda diminuiu no segundo tempo, mas já era tarde demais. Com o resultado, o Brasília foi rebaixado, enquanto o Brasiliense vai para mais uma semifinal.
CAPITAL 0x0 GAMA
No Estádio JK e diante de torcida única do Capital, pelo menos na teoria, a partida aconteceu com os nervos à flor da pele dentro de campo, se tornando muito faltosa. Luan, goleiro da equipe azul, foi o grande nome do jogo, que terminou sem gols.
Com o resultado, o Coruja garantiu a classificação para a próxima fase com o mesmo número de pontos do segundo e do quarto colocados, 15, e agora terá pela frente o Jacaré em busca de uma vaga inédita na final.
Já o Gama, maior campeão candango, ficou pelo caminho, o que significa mais um ano sem sonhar com um calendário de competições nacionais.
SAMAMBAIA 2×3 PARANOÁ
Em mais um jogo digno de prévia de mata-mata, o Samambaia recebeu o Paranoá no Rorizão. Apesar de estar sem seus principais jogadores, que foram emprestados ao Brasiliense para a Copa do Brasil e não conseguiram retornar em tempo, o Doguinho começou na frente com gol de Giovanny, então parecia que os desfalques não fariam tanta falta.
Entretanto, como apenas a vitória interessava ao Paranoá para buscar uma vaga na semifinal, o técnico Luís Carlos Souza acertou na mudança, colocou Lucas Victor em campo e viu seu camisa 11 fazer dois gols e virar a partida.
O resultado foi suficiente para colocar a Cobra-Sucuri no G4 e deixar o Doguinho, que começou a rodada na zona de classificação, apenas em 7º.
CEILÂNDIA 3×1 TAGUATINGA
Mais um jogo da 9ª rodada que acabou com virada dentro de campo. No Abadião, o Gato Preto ainda tinha uma mínima chance de se classificar para a semifinal, mas além de vencer, precisava torcer por outros resultados. E quando o jogo começou e o Taguatinga fez o primeiro gol com Maranhão, tudo pareceu perdido.
O Ceilândia, porém, não se desesperou. Com gols de Gabriel e Clemente (2x), o alvinegro conseguiu a vitória que acabou rebaixando a Águia, já que o Santa Maria pontuou e o passou na tabela graças ao saldo de gols.
SANTA MARIA 0x0 REAL BRASÍLIA
Ao Real Brasília era apenas mais um teste antes da fase final, já que a equipe já havia garantido a classificação na rodada anterior. Mas para o Santinha, o jogo era a última oportunidade de fugir do rebaixamento.
Quem foi ao Serra do Lago viu um jogo truncado e sem grandes emoções. Bom para ambos os lados, já que os Leões do Planalto garantiram a liderança da primeira fase com um empate, e o ponto conquistado, graças ao saldo de gols, foi suficiente para manter o Santa Maria na primeira divisão.
Confira os resultados
- Brasiliense 3×1 Brasília
- Capital 0x0 Gama
- Samambaia 2×3 Paranoá
- Ceilândia 3×1 Taguatinga
- Santa Maria 0x0 Real Brasília