Com colaboração de Rômulo Maia.
O técnico da Seleção Brasileira Sub-20 de futebol, Ramon Menezes, convocou nesta sexta (26) o atacante Arthur Sousa, nascido em Brasília e atualmente jogando pelo Corinthians-SP. Ele vai substituir o botafoguense Matheus Nascimento, cortado por lesão, em torneio quadrangular que será realizado em Punta del Este, no Uruguai, em setembro.
Além do Brasil e dos anfitriões, Argentina e Uzbequistão também participarão da competição.
Arthur, 19 anos, vem se destacando na base do Corinthians com gols e assistências.
Segundo o site Lance, em 2022, já foram 14 gols em 18 partidas. O Atacante é o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 8 gols marcados. No próximo domingo (28), estará em campo pelas semifinais da competição, quando o Timão enfrenta o Flamengo no jogo ida.
O começo
Os primeiros gols de Arthur foram em quadra. “Comecei a jogar com 4 anos na escolinha ASH Dois toques, com a treinadora Cris, jogava futsal. Aí, com 6 anos, comecei a participar do campo com o Damião e o Singo, joguei muitos campeonatos em Brasília”, contou.
Segundo o atleta, a oportunidade de brilhar nos campos de fora do DF veio em uma excursão: “Em todo fim de ano, sempre tínhamos uma excursão pra disputar uma competição em outros estados. Em uma dessas viagens, um olheiro do Desportivo Brasil me chamou para fazer um período de teste. Na época, tinha 13 anos, consegui passar no teste e, quando completei 14 anos, eu fui pro clube, pois já estava com a idade de poder alojar.”
No Desportivo Brasil, Arthur chamou a atenção de clubes maiores e acabou se transferindo para o Corinthians aos 16 anos para fazer parte do elenco Sub-17 do time paulista.
A convocação
O que poderia ser apenas um sonho para um jovem atleta, se confirmou realidade quando Arthur acordou nesta sexta. O chamado de Ramon Menezes “chegou de manhã, eu estava dormindo e, quando eu acordei, meu celular ‘tava’ cheio de mensagens de amigos me parabenizando por ter sido convocado”, disse Arthur.
O centroavante corintiano, que recentemente participou de treino com o elenco profissional, é o terceiro atleta brasiliense nesta convocação para a Seleção Sub-20. Além dele, Ângelo (Santos) e Robert Renan (Corinthians) também estarão no torneio defendendo o Brasil.