Ricardo Oliveira se aposenta e dispara críticas ao Brasília
A temporada de 2023 parecia que seria histórica para o Brasília Futebol Clube. Apresentação no Mané Garrincha, presença de políticos, um técnico experiente e um elenco que tinha nada menos que Ricardo Oliveira (foto acima), campeão da Champions League pelo Milan-ITA, centroavante de Seleção Brasileira e ídolo do São Paulo. Apesar dos seus 42 anos, o jogador fez um bom campeonato, marcando dois gols. Mas, foi insuficiente para evitar o rebaixamento do Colorado à Série B do Candango. Ao final da primeira fase, o time conquistou apenas sete pontos, terminando na lanterna da competição.
Algum tempo após a sua participação no Candangão, R09 concedeu entrevista à coluna “Abre Aspas” no GE.com. O jogador então anunciou o fim de sua carreira de atleta profissional e afirmou que a decisão não foi motivada pela passagem no Colorado ou por problemas físicos. O agora ex-atleta disse que chegou o momento de parar, e que pensa em realizar um jogo festivo para marcar o final de sua carreira: “Eu acho que o futebol está dentro da gente, né? Quando os caras falam ‘é tão difícil parar’, não é porque na cabeça do atleta ele pensa que chegou o momento, que ele falou ‘bom, agora acho que acabou mesmo. Agora vou fazer outra coisa’. Ele continua sendo atleta, não é na cabeça. Eu, de fato, decidi. Eu já encerrei a carreira como atleta profissional. Eu estou decidindo agora junto com meu assessor uma data para a gente fazer um jogo festivo. Ainda não consultei nenhum clube para ver essa possibilidade, mas com certeza veremos”.
Oliveira afirmou que havia acabado de fazer alguns cursos na CBF antes de chegar ao Brasília no início da temporada, e que foi de extrema valia para o momento do time. Acabou fazendo um “estágio” de Coach paralelo à atividade de jogador: “Mas, aí me veio um convite para jogar o campeonato lá de Brasília e eu fui. Achei que era interessante. E acabei fazendo na prática o que eu aprendi no curso. Ajudei um pouquinho lá o presidente a fazer uma gestão no clube, organizar um pouquinho. Pra mim, foi uma experiência bacana e aí, depois disso, realmente eu tinha decidido que eu iria parar. 23 anos de carreira profissional muito intensa. 43 anos. A idade já estava pesando. Poxa, mantinha o meu “shape”, era um cara que treinava sempre, mas já estava entendendo que estava na reta final da minha carreira. Eu falei ‘bom, então essa vai ser a minha última experiência’. Eu conversei com a minha esposa, já estava decidido que realmente eu não ia mais continuar. Então, acho que foi de tudo um pouco”.
O ex-jogador minimizou os problemas extracampo que culminaram com o rebaixamento do Brasília, mas disse que tomou um choque ao confrontar a gestão do Colorado em relação aos demais clubes que defendeu na carreira, comparando-a com clubes amadores:
Foram dois meses só. Sentei com o presidente que me fez o convite e falei que aquilo estava muito distante do futebol profissional. Muito, não é pouco. Anos-luz. Isso aqui não é futebol profissional. Você tem que mudar isso daí, se você quer fazer futebol, você tem que fazer futebol profissional.
Cheguei a Brasília e vi a situação. Perguntei: e a minha programação? Estou chegando hoje, amanhã qual é o horário do meu exame? Não tinha. Eu sei, eu vim para cá porque eu quis. Eu estou aqui de corpo e alma, eu vou te ajudar no que você precisar. Está com dificuldade nisso? Bom, se eu não souber, pode ter certeza que eu vou pegar o meu telefone, vou ligar para alguém e resolveremos. O que que eu posso fazer aqui? Mas eu vim para cá, eu fui contratado para jogar futebol. E pode ter certeza que eu vou procurar entregar isso dentro de campo. Agora, fora, conta comigo. O que aconteceu? Eu jogava e aí todos os dias estava sentado com o presidente para alinhar do goleiro, falar que o atleta não podia ter aquele tipo de instalações…
O Brasília atualmente disputa apenas competições de base, em parceria com outros clubes como, por exemplo, o Legião durante Candanguinho Sub-20. A equipe profissional só deverá voltar em 2024, para a disputa da Série B do Candango ao lado do Taguatinga, também rebaixado na atual temporada.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.
O Brasília FC na sua recente história foi campeão nas categorias de base em parceria com o Santos-DF e que atualmente disputa o Brasiliense Sub-15 com a mesma parceria.