Real Brasília e Samambaia se enfrentaram pela última vez neste Candangão da Segunda Divisão, desta vez para decidirem o título da competição. E assim como na primeira fase, as equipes terminaram o tempo normal no empate. Mas na disputa por pênaltis, o Samambaia teve mais pontaria e levou mais um caneco da divisão de acesso. Ambas as equipes já haviam garantido o acesso à elite candanga em 2023.
O Jogo
Jogo começa com domínio do Samambaia, enquanto o Real Brasília aproveitava a saída de bola para explorar os contra ataques. O Samambaia quase marcou o primeiro gol com apenas quatro minutos de bola rolando, quando Werick afastou errado da defesa, Tobinha roubou a bola e chutou na trave. O atacante da Salsichinha teve nova oportunidade aos 19′ quando dominou bola pela esquerda, puxou para o meio e arriscou um chute de direita que Wendell espalmou.
O Real resolveu jogar a partir dos 23 minutos. Filipe Cirne arriscou chute pela esquerda e a bola passou perto da trave defendida por Arthur. No minuto seguinte Romarinho tocou para Filipe Cirne na pequena área, mas chutou em cima do volante Wallace e foi para a linha de fundo. Aos 28, nova oportunidade para o Leão: Geovane arriscou de longe, a bola desviou em Badhuga e sobrou para Filipe Cirne isolar.
O Samambaia abriu o placar aos 29 minutos em jogada de bola parada. Goduxo cobrou escanteio, Wallace tocou de primeira e a bola desviou em Geovane antes de entrar. Foi o primeiro gol sofrido pelo Real Brasília em toda a segunda divisão.
Aos 34′ o primeiro lance polêmico do jogo. Ian Carlos recebeu passe pela direita, entrou na área e foi derrubado por Gustavo Henrique. O árbitro Leandro Almeida não só não deu o pênalti, como deu cartão amarelo para o atacante por simulação. O técnico Luiz Carlos reclamou e foi expulso.
No finalzinho da primeira etapa o Leão do Planalto foi à luta e quase empatou aos 46. Após cruzamento da direita, Filipe Cirne completou para o gol e Arthur defendeu. Mas aos 48 o Leão chegou ao gol da igualdade. Romarinho recebeu passe pela esquerda e cruzou na medida para Ian Carlos bem colocado escorar para as redes.
E por muito pouco o Real não vira nos acréscimos. Aos 50 minutos, bom cruzamento da direita, Romarinho deixou escapar e Davi no segundo pau chutou para boa defesa de Arthur.
O segundo tempo foi mais cadenciado do que o primeiro, e qum começou melhor foi o Salsichinha. Aos dois minutos, Goduxo cobrou escanteio e Gustavo henrique cabeceou próximo ao segundo pau de Wendell. Dez minutos depois Wisman cruzou bola da direita, Wendell falhou e Platini perdeu a chance.
O Real Brasília teve duas oportunidades de desempatar e ficar com o título. A primeira aos 25′ quando Filipe Cirne cobrou escanteio fechado e Arthur desviou para o travessão. E aos 46′, Daniel Guerreiro arrancou pelo meio, ganhou da defesa e arriscou da intermediária, Arthur defendeu em dois tempos. Jogo foi encerrado com igualdade no placar e a decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças do Samambaia, Aldo, Cabralzinho, Marcão e Goduxo, enquanto Wendell defendeu a cobrança de Lucas Victor. Já pelo lado do Real Brasília, Peninha e Caio Mendes marcaram, mas William e Davi mandaram no travessão. Festa para o time do Salsichinha que comemorou o terceiro título da divisão de acesso (2014, 2020 e 2022).
Ficha técnica
REAL BRASÍLIA (2) 1×1 (4) SAMAMBAIA
Campeonato Candango da Segunda Divisão – Final – Única
Estádio Defelê, Vila Planalto-DF, 17/09/2022, 15:30h
Árbitro: Leandro Almeida
Assistente 1: Kleber Alves
Assistente 2: Josieliton Silva
Quarto Árbitro: Pedro Alves
Público: 252 Pagantes;
Renda: R$ 1.620,00;
Real Brasília
Wendell; Caio Mendes, Maycon Palácio, Eduardo José e Davi; Werick (William), Geovane e Peninha; Ian Carlos (Mirandinha), Romarinho e Filipe Cirne (Daniel Guerreiro)
Técnico: Luiz Carlos
Gols: Ian Carlos (48′ – 1ºT)
Cartões amarelos: Filipe Cirne, Ian Carlos
Cartões vermelhos: Luiz Carlos Carioca
Samambaia
Arthur; Renan (Pipoca), Badhuga, Gustavo Henrique e Goduxo; Wallace, Aldo e Cabralzinho; Tobinha (Joãozinho), Wisman (Lucas Victor) e Michel Platini (Marcão)
Técnico: Luiz dos Reis
Gols: Wallace (29′ – 1ºT)
Cartões amarelos: Joãozinho
Cartões vermelhos: Não houve