Samambaia, de manso esse Doguinho não tem nada
![](https://dfesportes.comwp-content/uploads/2023/01/samambaia_2022.png)
Criado no ano de 1993, o Samambaia nasceu com o intuito de representar a nova cidade satélite criada pelo então governador Joaquim Roriz. O estádio da cidade, inclusive, leva o seu nome até os dias de hoje. Mas o clube que possui as cores do Distrito Federal nunca teve vida fácil: sem apoio financeiro e contando apenas com a comunidade, o time perambulou na divisão de acesso com muitas dificuldades, e em 2010 pediu licença para não disputar campeonatos.
À beira da extinção, o Samambaia recebeu um incentivo: cinco atletas do Brasiliense acompanhados do técnico Reinaldo Gueldini para disputar a Segunda Divisão de 2014. A equipe foi campeã daquela edição e parecia que o calvário chegaria ao fim. Ledo engano: em 2015 o clube desistiu de participar da elite, voltando a ser rebaixado sem sequer entrar em campo.
Em 2016, o empresário Neimar Frota assumiu o clube e, no ano seguinte, conquistou o acesso à primeira divisão. Mas a alegria de ter voltado à elite depois de 18 anos de ausência durou pouco, já que ficou na lanterna do campeonato e foi rebaixado. A história se repetiu em 2020 (acesso e rebaixamento). Mas em 2022 a coisa mudou de figura. O Samambaia se tornou parceiro do Brasiliense e retornou à elite com direito a título.
A parceria foi renovada para esta temporada, e o Jacaré cedeu nada menos que 10 atletas de seu plantel para o Doguinho (novo mascote que estampa o escudo do clube): O goleiro Matheus Brandão, o lateral esquerdo Romarinho, os zagueiros Preto Costa e Badhuga, o volante Wallace, os meias Filipinho e Cabralzinho, além dos atacantes Romarinho, Joãozinho e Matheus Barbosa.
E com uma filosofia de mesclar experiência com juventude, vários jogadores que não estariam no radar de equipes da elite foram incorporados para ganhar rodagem e revelar novos craques, coisa que o técnico Luiz dos Reis sabe muito bem como fazer. Como por exemplo o meia Lila, de 20 anos, destaque do Ceilândia na Copa São Paulo deste ano. Ou o volante Lorran, de 17 anos, que se destacou na Copa Satélite do ano passado, assim como o meia Dan Dan, de 20 anos, principal nome do Grêmio Valparaíso na Segundinha do ano passado.
ELENCO
- Goleiros: Matheus Brandão e Vavá;
- Zagueiros: Preto Costa, Badhuga, Timm e Élder;
- Laterais: Romarinho, Felipe Alves, Daniel Mendonça e Rodrigo Ramos;
- Volantes: Wallace, Lorran e Peppe;
- Meias: Filipinho, Cabralzinho e Dan Dan;
- Atacantes: Romarinho, Joãozinho, Giovanny, Caju, Michael, Matheus Barboza e João Vitor