O Brasil manteve a hegemonia na América do Sul na categoria sub-20 feminino de voleibol. A seleção brasileira venceu a decisão do campeonato Sul-Americano contra a Argentina por 3 sets a 2 (25/23, 25/21, 25/27, 19/25 e 15/12), no coliseu Manuel Bonilla, em Lima, no Peru. A conquista garantiu vaga no Mundial sub-20 em 2019, no México.
Analista
Nascido no interior de São Paulo – Birigui, Aguinaldo vem desde 1995 atuando profissionalmente na área. Em 2015 aconteceu sua primeira convocação através do técnico Paulo Coco como Analista de Desempenho, para disputar o Grand Prix. Ainda no mesmo ano, trabalhou também com a seleção sub-23 onde foi campeão mundial e na seleção sub-20, onde foi vice campeão mundial.
Em 2016, conquistou com a seleção sub-23, o campeonato sul-americano. O trabalho do Analista de Desempenho garante o pré-jogo, o durante e o pós-jogo: ” No pré, focamos na análise da equipe adversário; o durante focamos em o que podemos fazer para neutralizar, e o pós serve para ver como a equipe se comportou”, conta.
“A análise permite uma visão detalhada de cada atleta como da equipe toda, percentual de quem tá bem e quem não está. Isso em determinado momento do jogo pode fazer total diferença”, revela Aguinaldo.
Essa será 4ª temporada do analista junto ao BRB – Brasília Vôlei.
Por Nadine Oliver/ASCOM BRB Brasília Volei