Seleção Brasileira de Basquete Master vai disputar mundial na Argentina

Foto: Arquivo Pessoal

Dois times de basquete, com a maioria dos jogadores de Brasília, irão representar a Seleção Brasileira de Basquete Master, no Mundial de Basquete, na Argentina. Divididos em duas categorias (30+ e 40+) as equipes estão animadas com a possibilidade de voltar com medalhas do país dos hermanos, mesmo com alguns atletas que não disputaram uma competição deste tamanho.

Seleção 30+

A equipe que conta com 9 atletas da cidade e um de Salvador-BA, conquistou a classificação para o Mundial através do campeonato nacional, em novembro do ano passado, jogando pela AVABRA (Associação de Basquete Master de Brasilia) e vão representar o país na maior competição de Basquete Master do mundo.

Voltado para atletas com idade entre 30 a 40 anos, a equipe conta com diversos ex-profissionais participando. Quem comanda a Seleção de Masters30+ é o técnico Jorge Caetano, professor dos Colégios Marista e La Salle. O ex-atleta das categorias de base de Brasília é responsável pelos treinamentos realizados no CECAF – Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Segundo o Coordenador da equipe, Jean Costa, dois atletas são os grandes destaques da Seleção Brasileira de Masters de Basquete deste ano. São eles o pivô André Costa e o ala Guilherme Passos, ambos ex-Brasília/Uniceub. André Costa se destacou muito como melhor pivô da categoria no Campeonato Brasileiro Masters de 2022. Já Guilherme Passos está indo pra sua primeira competição Master da carreira. A dupla participou da LDB na época de ouro do Brasília Basquete entre os anos de 2011 e 2012.

Foto: Arquivo Pessoal

Seleção 40+

A Seleção 40+ se credenciou ao mundial após ter sido campeã brasileira da categoria no Campeonato Brasileiro Master em João Pessoa em 2022. O treinador é Francisco Sid Leitão, o Coach Sid, ele que é o atual treinador da equipe Elite Basquete, campeã do Campeonato de Basquete oficial da FBDF de 2021 e vice-campeã em 2022 (campeão foi o Cerrado Basquete).

O time é composto por uma mescla de atletas do Distrito Federal e de Goiás. A equipe chega ao Mundial com 12 atletas: Eduardo “Naka”, Hugo Leonardo, André Barbosa, Marcos Alexandre, Marcelo Oliveira, Kassio Rocha, Eduardo dos Santos, Fabrício Faria, Daniel Corrêa, Valdecir Barbosa e Cristiano Gomes.

O time chega preparado para jogar no grupo que tem México, Colômbia e Itália, além do Brasil. A Itália é a atual campeã mundial do 40+ e vai ser o adversário mais qualificado. O time está concentrado e confiante na classificação para o mata-mata.

O campeonato vai acontecer de 26 de agosto a 3 de setembro, em Mar Del Plata, na Argentina. As Seleções Brasileiras irão estrear na competição logo no primeiro dia para encarar as seleções de El Salvador (30+) e Colômbia (40+).

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *