Começa nesta quinta-feira (01), perdurando até o dia 3, o Campeonato Brasileiro dos Árbitros de Futebol 2018, organizado pela Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF). A tradicional competição reúne seleções formadas por árbitros de diversos estados do Brasil nesta edição contará com 12 equipes em busca do título e será realizada na capital catarinense de Florianópolis, com suas partidas sediadas nos Centros de Treinamento de Avaí e Figueirense.
Representando o Distrito Federal na competição, a Seleção de Árbitros Federados-DF (SELESAF) entrará em campo em busca do tri campeonato e novamente elevará o nome da Capital Federal na competição. Em 2016, na edição da disputada em Brasília, a equipe conquistou seu primeiro título jogando dentro de seus domínios. No ano seguinte, em São Paulo, a SELESAF conquistou o bicampeonato campeonato, jogando no imponente Estádio Pacaembu.
Preparação
A equipe treinada por Adão de Jesus foi impecável em sua pré-temporada. Em 8 amistosos disputados, foram 7 vitórias e apenas 1 empate. Enfrentando selecionados de algumas outras entidades, como o time da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e a Seleção da Ordem dos advogados do Brasil (OAB), A SELESAF não fez feio e chega com muita confiança para o Brasileirão da categoria. Felipe Barbosa, com 8 gols e Marcello Rudá, com 5, foram os artilheiros desta fase de preparação e serão muito importantes na caminhada rumo ao tri. Rafael Diniz também foi muito importante. Além de 5 gols anotados em sua conta, o atleta foi o líder no quadro de assistências com 6 no total.
Em 2016, na edição de Brasília, o grande destaque da equipe no Brasileirão foi Luiz Paulo Aniceto. Em 3 partidas Aniceto marcou 6 gols. Já em 2017, quando disputada em São Paulo, o grande artilheiro da equipe foi justamente Marcello Rudá. Na ocasião, Rudá marcou os mesmo 6 gols de Aniceto em 2016, mas em 4 partidas.
Tabela e Regulamento
O Brasileirão dos Árbitros foi dividido em 4 grupos de 3 equipes. No Grupo A, as delegações de Goiás e Mato Grosso do Sul fazem companhia ao Distrito Federal. No Grupo B estão Acre, Pará e Ceará. No C, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formam a chave. E por fim, no Grupo D, Rondônia, Minas Gerais e Pernambuco se enfrentarão visando as duas vagas nas quartas de final.
Na fase mata-mata, o chaveamento é o de praxe. O 1ª colocado do Grupo A enfrenta o vice líder do Grupo D, e vice-versa, formando os jogos 1 e 2. Da mesma forma que o líder do Grupo B enfrenta o 2º colocado da Chave C, assim como o contrário também, o que caracterizam os jogos 3 e 4. Os vencedores avançam para as semifinais, e os vencedores dos jogos 1 e 2 se enfrentam, tal qual os vencedores das partidas 3 e 4. Os que avançarem disputam o título no dia 3.
A SELESAF inicia sua caminhada rumo ao título enfrentando o Goiás. A partida ocorre na quinta-feira (1) às 08h30. Na segunda rodada o DF está de folga, voltando a campo na 3ª e última rodada da primeira fase, onde encara o Mato Grosso do Sul, sexta-feira (2), às 10h15. Caso avance às semifinais, o Distrito Federal volta a campo na mesma data, porém no período vespertino. Se novamente avançar à grande final, a partida será decidida na manhã do sábado (3).
Por Gabriel Felipe






